A alta-definição, apesar de ser um conceito relativamente vago, entre definição interpolada, definição progressiva ou upscaling, apresenta-se como uma das características comerciais mais utilizadas na electrónica de consumo relacionada com imagem ou vídeo.

A maior parte das televisões, leitores e gravadores de DVD, leitores de Blu-Ray, consolas e computadores vendidos de há cinco anos para cá, apresentam, pelo menos, uma característica relacionada com a alta-definição, seja o número de linhas de varrimento horizontal, seja um tipo de interface específico, como o HDMI, resolução de ecrã, formatos de compressão ou upscaling, etc.

Apesar da ubiquidade deste tipo de tecnologia e a sua presença no segmento das câmaras de vídeo ditas domésticas ou amadoras, continua a ser relativamente incomum encontrar uma solução de gravação de vídeo ou fotografia de alta-definição com um preço razoavelmente económico.

Paralelo ao fenómeno da alta-definição e ao mesmo tempo, no extremo oposto da escala, foi o verdadeiro 'boom' do vídeo online, através de serviços como o YouTube. Aqui, as exigências não se prendem necessariamente com a qualidade do vídeo, que é necessariamente sacrificada em função da largura de banda disponível, mas antes com o aspecto mais criativo do "realizador doméstico" ou com o carácter espontâneo do vídeo, algo que, muitas vezes exige equipamentos pouco dispendiosos, facilmente substituíveis e com capacidade para estarem no meio da "acção" e sofrerem alguns abanões.

Um equipamento ideal, o vulgarmente conhecido como "bom e barato", integraria as melhores características destes dois cenários, oferecendo uma qualidade de imagem de alta-definição, num equipamento simples e barato.

A câmara de vídeo e fotográfica Camileo HD, da Toshiba, recentemente disponibilizada no mercado português, é uma das mais interessantes opções para os realizadores "amadores", tão à vontade nas aventuras de fim-de-semana, como a capturar as imagens dos almoços de Natal da família. E o preço de 120 euros pode ser um apelo irresistivel.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455569.gif

A Camileo HD apresenta um sensor óptico de 5 Megapixéis, com uma resolução máxima interpolada de vídeo de 1280 por 720 pixéis e uma resolução fotográfica máxima de 3744 por 2808 pixéis. Isto traduz-se na capacidade da câmara de produzir vídeo interpolado de alta-definição, a 30 fps, em formato H.264 ou imagens estáticas semelhantes a uma câmara fotográfica de entrada de gama.

Tal como uma câmara de vídeo ou fotográfica comum, a Camileo HD apresenta alguns extras integrados para melhoramento da imagem, incluindo um Flash com diversos modos de disparo e função de redução de olhos vermelhos, estabilização de imagem, detecção de movimento, modo nocturno, regulação da exposição ou nível de brancos, temporizador e diversos modos de fotografia.

Sendo um verdadeiro canivete suiço da imagem e não só, permite ainda alguma edição imediata das imagens capturadas, através do ecrã rotativo de 6 centímetros de diagonal e pode ainda ser utilizada como gravador de voz ou leitor de MP3. A câmara possui ainda um tamanho e peso relativamente reduzidos, permitindo transportá-la facilmente num bolso da camisa ou das calças.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455570.gif

Apesar das suas qualidades, a Camileo HD não é uma câmara topo de gama, quer fotográfica quer de vídeo, com algumas sérias limitações a nível de qualidade técnica da imagem, incluindo artefactos e coloração em ambientes de menor luminosidade. Também os menus e navegação dos mesmos deixam algo a desejar, podendo por vezes, ser algo confusos. É, sim, uma excelente opção para uma utilização descomprometida, oferecendo algumas opções incomuns nesta gama, incluindo uma porta HDMI e vídeo de alta resolução.

http://imgs.sapo.pt/gfx/455572.gif

O pacote de venda da Camileo inclui ainda todos os cabos necessários para a ligação à televisão ou ao computador, via HDMI ou vídeo composto e USB 2.0, bem como um tripé, software ArcSoft Media, bateria para a máquina e carregador.

Só fica mais um conselho: ao preço final da câmara, de cerca de 120 euros, o utilizador deverá ainda acrescentar o custo de conveniência de um cartão SD de 1 ou 2GB, já que a memória integrada da Camileo é bastante reduzida.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.