À medida que a tecnologia dos wearables continua a evoluir, os anéis inteligentes têm vindo a ganhar popularidade, apresentando-se como opções mais discretas e práticas do que os smartwatches e pulseiras inteligentes.

A marcas mais sonantes no mundo dos anéis inteligentes, como a Oura ou a Ultrahuman, juntam-se também a Samsung, que fez a sua estreia neste mercado no ano passado, além de tecnológicas como a Maxcom, com propostas a preços mais acessíveis, ou a Acer, que passou a apostar recentemente neste segmento.

Existem várias opções disponíveis no mercado, entre modelos desenhados para quem procura fazer uma gestão da saúde e bem-estar a smart rings com funcionalidades específicas para quem pratica desporto, e, para o ajudar a encontrar o anel inteligente ideal, reunimos algumas das propostas mais populares. 

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

  • Oura Ring 4

A quarta geração do Oura Ring destaca-se pelo design mais fino e conta com melhorias na integração dos sensores para uma experiência mais confortável. Através da tecnologia Smart Sensing, o Oura Ring 4 adapta dinamicamente a leitura feita pelos sensores, para uma monitorização mais precisa de indicadores como frequência cardíaca, níveis de oxigénio no sangue e qualidade do sono.

O modelo é compatível com smartphones Android e iOS, funcionando em conjunto com uma aplicação que permite aceder com mais pormenor a informação em diferentes áreas, que incluem stress e resiliência, além de saúde cardíaca e feminina. O Oura Ring 4 está disponível em 6 cores e 12 tamanhos, sendo necessário assinar uma subscrição mensal para ter acesso a todas as funcionalidades.

  • Ultrahuman Ring Air

Com um design discreto, o Ultrahuman Ring Air afirma-se como um dos modelos mais leves do mercado, com apenas 2,4 gramas. O modelo foi desenhado para quem se preocupa com o bem-estar, mas também com o desempenho físico e permite monitorizar indicadores como frequência cardíaca, variabilidade da frequência cardíaca (HRV), temperatura da pele, movimento e sono.

Este modelo destaca-se também pela autonomia até 6 dias, resistência à água até 100 metros e integração com a plataforma de monitorização de glucose Ultrahuman M1. Para complementar a experiência de uso há uma aplicação que conta com funcionalidades como Sleep Index, Movement Index e Recovery Score, além de opções para ajudar a alinhar o ritmo circadiano e sugestões personalizadas para melhorar a qualidade do sono.

  • Samsung Galaxy Ring

O Galaxy Ring é uma opção a considerar para quem já está integrado no ecossistema de equipamentos da Samsung. Por fora, o modelo combina um design leve e elegante com uma estrutura em titânio, incluindo ainda resistência à água até 10ATM e autonomia até 7 dias.

O anel inteligente está equipado com sensores avançados e tira partido do sistema Galaxy AI da Samsung. A app que o acompanha permite aceder a dados relativos aos padrões de sono, frequência cardíaca, variabilidade cardíaca e temperatura da pele. Há também espaço para funcionalidades como uma Pontuação de Energia e deteção automática exercício, além de suporte a gestos inteligentes.

  • Amazfit Helio Ring

Desenvolvido pela Zepp Health, o Amazfit Helio Ring apresenta-se como uma proposta mais voltada para os entusiastas do fitness e aspirantes a atletas, com foco em particular na otimização da recuperação atlética. Este anel inteligente promete ajudar a fazer uma monitorização precisa da condição física, que se traduz num índice de prontidão diário.

Com integração no ecossistema de IA da Zepp Health, a app que o acompanha oferece recomendações personalizadas para equilibrar esforço e descanso. O anel pode ser usado sozinho ou em conjunto com um smartwatch Amazfit para monitorização ainda mais avançada.

  • Maxcom mRing MR100

Com autonomia para até 5 dias, resistência à água IP68, e construção em aço inoxidável, o mRing combina funcionalidades avançadas com design elegante. O primeiro anel inteligente da Maxcom permite fazer a monitorização de um conjunto de indicadores de saúde que incluem frequência cardíaca, nível de oxigénio no sangue, temperatura corporal e variabilidade da frequência cardíaca (HRV).

O modelo permite também fazer a monitorização do ciclo menstrual, do número de passos dados, calorias queimadas e análise de desempenho físico. Através da app que o acompanha é possível interpretar os dados e aceder a recomendações personalizadas.

  • Acer FreeSense Ring

O FreeSense Ring marca a entrada da Acer no mundo dos anéis inteligentes. Segundo a tecnológica, o novo anel combina um design elegante, em liga de titânio ultraleve, com sensores biométricos avançados para monitorizar a saúde no dia a dia. Frequência cardíaca, níveis de oxigénio no sangue e qualidade do sono estão entre as principais métricas de saúde registadas pelo FreeSense Ring.

Os dados recolhidos pelo anel são analisados pela app que o acompanha, apresentando informação personalizada e sugestões sobre bem-estar. Para já, ainda não há uma data de lançamento anunciada, mas a Acer realça que os utilizadores do FreeSense Ring terão acesso a todos os dados de saúde e sem taxas de subscrição adicionais.