A CES 2025 é o maior palco de tecnologia de consumo. Aqui são mostrados equipamentos que vão de facto chegar às lojas ou pelo menos em formato protótipo, mas funcional. Este ano não faltaram as grandes novidades, mantendo uma tendência de inteligência artificial em “tudo”. Dos computadores portáteis aos cockpits repletos de ecrãs para os automóveis, os televisores topo de gama e projetores multimédia.
Mas há espaço para gadgets e equipamentos estranhos. Daqueles que provavelmente iriamos rir se os víssemos em filmes de ficção científica e que nunca se pensaria concretizar-se em tempo real. E neste artigo fomos à procura de algumas propostas interessantes, daquelas que contadas ninguém iria acreditar.
Senão veja: há uma máquina de café que dispensa água. Como é que faz o café? Damos uma dica, a máquina também é um desumidificador, por isso tire as suas conclusões. Também há um equipamento que tem um formato de torradeira, onde enfia o smartphone. Para quê? É continuar a ler. E que tal poupar no sal e deixar uma colher utilizar corrente elétrica para simular o gosto salgado? Se pensa que já viu de tudo, continue a ler este artigo.
Veja também as imagens da galeria:
KaraPod é uma máquina de café com a água do desumidificador
Como vender uma máquina de café que não necessita de água? O KaraPod é um verdadeiro 2-1, além de fazer café, através de cápsulas, este é também um desumidificador. Para quê deitar a água para a sanita depois de limpar o ar da sala ou do quarto se pode fazer café com ela? A empresa diz que o uso da água sugada da humidade do ar é perfeitamente segura para beber com café. A máquina ganhou um prémio de inovação da CES e consegue servir até 13 chávenas de café a cada 24 horas de ar purificado.
Swippitt não é uma torradeira, é carregador de smartphones
A foto não engana. É uma pessoa a enfiar um smartphone numa torradeira, só que não. O Swippitt é o chamado Instant Power System (IPS), um carregador de alta capacidade, capaz de “injetar energia” ao equipamento para o dia todo em apenas dois segundos. Pretende diminuir a frustração quando sai de casa e descobre que não tem bateria. Mas há um truque.
O equipamento não está na verdade a carregar o smartphone, mas sim a substituir uma bateria externa encaixada na capa protetora. Ao inserir o smartphone, o sistema troca essa bateria por outra totalmente carregada. Esta base tem cinco cargas disponíveis e é compatível inicialmente com o iPhone 14, 15 e 16, mas no final do ano será expandindo para Android.
Esta ventoinha, desculpe, candeeiro, é um projetor da LG
A LG apresentou o projetor PF600U que tem um formato totalmente diferenciador ao habitual. Este tem um suporte vertical que o coloca de pé, parecendo uma ventoinha. Mas o seu design foi concebido para múltiplas tarefas. Além de projetor é também uma coluna inteligente ligada por Bluetooth e também um candeeiro de LED, com uma luz ambiente. Ao dobrar a sua cabeça, este aponta a lente para a parede para reproduzir imagens até 120 polegadas e uma resolução de 1080p, com 300 ANSI lumens de brilho.
Robot Mirumi parece uma coruja fofinha
Tem um aspeto fofinho, mas um olhar algo intimidador. O Mirumi é um robot mascote que se destaca por virar a cabeça exatamente para mirar uma pessoa que se aproxime. Esta pequena coruja felpuda vira a cabeça de forma diferente mediante o contexto, expressando curiosidade, timidez e outras expressões típicas de um bebé, diz a fabricante.
Esta colher intensifica o sabor do sal da comida
Não é ilusão ótica, mas sim de paladar. Para pessoas com problemas de saúde onde o sal é proibido, esta colher ajuda a mitigar o gosto horrível da comida insonsa. A Electric Salt Spoon utiliza ondas elétricas para enganar o cérebro. A fabricante tem vindo a melhorar a colher para que esta se aproxime do aspeto natural de um talher usado no dia a dia.
Esta consola portátil tem um gigantesco ecrã de 11 polegadas
Sejamos honestos, os designers da Acer descuidaram-se com o tamanho do ecrã da consola portátil Nitro Blaze 11. 11 polegadas é quanto mete um tablet com dimensões generosas. Para chegar aos analógicos, terá de pedir ajuda à barriga para segurar a consola, caso contrário vai ter problemas nos pulsos.
Esta cadeira de gaming da Razer aquece e arrefece o rabinho
Esteja com frio ou calor na secretária frente ao computador, esta cadeira de gaming tem a capacidade de aquecer ou refrigerar o rabinho dos jogadores. O protótipo só poderia ser da Razer e apostamos que os seus engenheiros já devem estar a trabalhar na próxima geração com sanita. Ideal para jogadores que passam muito tempo nas sessões de jogo, o sistema tem capacidade de autorregulação de calor até 30º Celcius, mas o sistema de ventoinha sem lâminas faz circular o ar para refrescar.
Veja o vídeo da cadeira
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários