Ainda não estamos na era da internet sem fios a toda a hora e em todo o lugar, mas estamos lá perto. Porque são vários os locais públicos que já disponibilizam redes Wi-Fi de acesso livre e gratuito (até praias!) e também porque uma boa parte dos utilizadores já tem um bom plano de dados móveis, o que permite ter internet de banda larga móvel seja onde for.

No entanto, em altura de férias, raramente a ligação à Web fica reservada em exclusivo para nosso uso e no nosso smartphone. Sejam os amigos ou a família, todos vão querer estar ligados na praia e em passeio, pelo que não há outro remédio que não seja partilhar a ligação de dados móveis com toda a gente.

Para isso, em primeiro lugar, recomendamos que tenha um plano “generoso” e com muitos GB de downloads incluídos na mensalidade. Se isso não é habitual no seu plano, fazer um ligeiro upgrade em tempo de férias pode ser opção. Ou optar por um tarifário que permita acrescentar GB reservados a downloads com determinadas apps móveis, pois, por vezes, o que os que nos rodeiam mais procuram são conteúdos do YouTube e das redes sociais, por exemplo, e não propriamente um acesso à Web generalizado.

Mas o propósito deste artigo não é tanto aconselhá-lo no que diz respeito a opções de banda larga móvel. É sim mostrar-lhe de que forma pode partilhar o sinal com outros dispositivos, sabendo de antemão que o número de terminais tem sempre um limite, principalmente no caso de hubs e/ou routers 4G portáteis.

Veja na galeria abaixo algumas das melhores opções disponíveis no mercado

Lembre-se também que pode transformar o seu smartphone ou tablet num ponto de acesso Wi-Fi móvel. Seja em ambiente iOS ou Android, praticamente todos os terminais do momento permitem fazê-lo, do mesmo modo que também um portátil o permite, caso seja este a fonte da ligação à Web a partilhar.

Neste caso, a bateria do terminal que está a servir de hotspot irá durar menos tempo quando estão outros dispositivos ligados e o consumo de dados proveniente desses equipamentos pode ser mais difícil de controlar. No fundo, estamos a partilhar tudo com os outros utilizadores ligados. E vale a pena configurar uma password de acesso complexa, para evitar ligações indesejadas e “estranhas”.

Para situações mais “elaboradas”, ou simplesmente se não deseja ter o seu smartphone ou tablet a assumir as funções de hotspot 4G, a solução certa é um modem/router 4G portátil igual ou equivalente aos que fazem parte das ofertas das operadoras móveis. Incluímos alguns deles entre as sugestões da galeria acima.

Este tipo de modems veio substituir as pen USB de banda larga móvel que outrora ligávamos ao portátil para o efeito, com várias vantagens óbvias, sendo a mais importante a autonomia em relação a qualquer outro equipamento (visto que podemos instalar no modem o cartão SIM que garante a ligação móvel) e em relação às tomadas elétricas, pois estes são equipamentos portáteis.

Desta forma temos a possibilidade de partilhar o sinal de internet com vários dispositivos móveis, ainda para mais através de um equipamento bastante leve e compacto, ao ponto de caber no bolso das calças. Depois, num âmbito mais técnico, cada modelo apresenta características próprias, sendo que o preço é determinado por especificações como a capacidade da bateria, o número de equipamentos suportados em simultâneo, as velocidades de download/upload suportadas…

Escolha o seu em função das suas necessidades de férias e todos em seu redor ficarão felizes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.