
O estudo acaba de ser divulgado, com dados recentes e uma avaliação global sobre o impacto dos plásticos, a utilização de plásticos de utilização única e a reciclagem. As conclusões são preocupantes e pretendem ajudar os decisores a implementar medidas para combater o desperdício.
Segundo os dados, a produção anual de plásticos duplicou, passando de 234 milhões de toneladas em 2000 para 460 milhões em 2019. O lixo plástico mais do que duplicou, de 156 milhões de toneladas para 353 milhões em apenas 20 anos e só em 2019 o lixo plástico produzido pesa o mesmo que 35 mil Torres Eiffel .
Devido às perdas na reciclagem, apenas 9% do lixo gerado é reciclado, enquanto 19% é incinerado e quase 50% vão acabar em lixeiras controladas. Os restantes 22% são colocados em depósitos não controlados, queimados a céu aberto ou depespejados na natureza.
A análise da OCDE dá uma visão completa da produção de plásticos, a sua utilização e a geração de lixo, revelando as bases económicas e mapeando os impactos a nível global.
O estudo pode ser consultado no site da OCDE.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários