A arte pode ajudar-nos a compreender melhor as nossas emoções? Esta é a pergunta que deu o mote para a exposição Artetik: From the Art, que fez a sua estreia em outubro de 2022 no Museu Guggenheim Bilbao, em Espanha.

A instalação artística avança agora para o mundo online, passando a fazer parte da coleção de experiências disponíveis no website do Google Arts & Culture. O projeto afirma-se como uma colaboração entre o museu espanhol e a Google, tendo por base uma investigação sobre a relação entre arte e emoções.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe 

No estudo, realizado por investigadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, 1.300 pessoas foram convidadas a descrever como é que 1.500 obras de arte as faziam sentir. Os resultados foram compilados num atlas interativo com 25 emoções, de raiva a paixão, agrupando as obras que evocavam esses sentimentos.

Google Arts & Culture | Artetik:From the Art
Exposição Artetik:From the Art no Museu Guggenheim Bilbao, em Espanha. créditos: Google

Na exposição, os visitantes do museu foram convidados a explorarem as suas emoções e a observarem-nas numa perspetiva artística. De acordo com a Google, mais de 230.000 pessoas participaram nesta experiência, permitindo criar uma espécie de representação gráfica das emoções sentidas durante as interações com as obras de arte expostas. Entre as principais emoções evocadas pela exposição estão fascínio, curiosidade e alegria.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.