http://imgs.sapo.pt/gfx/269995.gif

Pode lembrar a história da caixa de Pandora, mas este projecto financiado pelo programa de Tecnologias da Sociedade da Informação da União Europeia vai buscar ao mito grego pouco mais do que o nome. O PANDORA (Pilot Action oN Digital economy Opportunities for Rural Areas) pretende mostrar o desenvolvimento concreto de oportunidades nas economias regionais através da adopção das tecnologias da informação.

Abrangendo algumas zonas da Itália, Grécia e Irlanda, o Pandora tem na sua lista a utilização de tecnologias 3G e WLAN para serviços públicos regionais, reforçando o papel das administrações destas áreas no contexto da globalização, pode ler-se na informação publicada no site.

O consórcio que desenvolve o projecto junta Governos Regionais, operadores de telecomunicações, centros de investigação e fornecedores de acesso à Internet, num bom exemplo de cooperação para desenvolver áreas com o apoio dos Programas Quadro de financiamento europeu.





Sites de dias anteriores:




4/11/2004

Biblioteca de processos informáticos
De acesso gratuito, o ProcessLibrary.com disponibiliza uma alargada base de dados de descrições de processos com o intuito de ajudar os seus utilizadores a perceberem a utilidade, ou não, dos programas que correm em background nos seus PCs.

3/10/2004

Quem não gosta do Mozilla?

O Projecto de tradução do Mozilla para português pôs em marcha a criação de uma “lista negra” de sites que não suportam os browser open source. Se conhece algum é só ir ao fórum e denunciá-lo.

2/11/2004

Perspectiva tecnológica

Traz notícias e análises sobre o tema da usabilidade, tecnologias, electrónica de consumo e ecommerce. O autor promete actualizações diárias num projecto que se vem mantendo desde 1998.

1/11/2004

A aventura dos astros

Dedicado a crianças entre os 10 e os 13 anos, o Astro-Venture é um espaço multimédia educativo que onde se evidenciam as carreiras dentro da NASA e a investigação em astrobiologia nas áreas da Astronomia, Geologia, Biologia e Ciências Atmosféricas.

31/10/2004

Debate a quatro numa mesa redonda

A Quadratura do Circulo está na Net e estende a discussão aos telespectadores do programa que por esta via podem comentar os temas de conversa dos quatro participantes ou levantar novas questões.



30/10/2004

Livros antigos

Fornecer e organizar textos da história antiga para uso na investigação académica é o principal objectivo do Internet Ancient History Sourcebook, que garante links para outras colecções para quem queira aprofundar a exploração dos documentos.

29/10/2004

O projecto dos amigos do PC

Minimalista só se for à primeira vista. Este site aloja o FOAF, um projecto que pretende criar uma Web de homepages legíveis por máquinas, descrevendo pessoas, as ligações que estabelecem entre si e as coisas que podem criar e fazer.

28/10/2004
Dia de animação

No âmbito das comemorações de hoje do Dia Mundial da Animação, a Casa da Animação desenvolveu uma série de programas e actividades alargados a todo o país. No site pode ser encontrada a agenda planeada.

27/10/2004

Discutir os sistemas de informação
Realiza-se já na próxima semana a quinta Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação. Em debate encontram-se temas como os ciclos de vida dos sistemas de informação e a interligação destes sistemas com a Sociedade.

26/10/2004

Continuando a luta contra as patentes de software

Neste site promete falar-se "aberta e claramente" sobre a legalização das patentes de software na UE, mais propriamente contra, pretendendo aumentar o debate e a consciencialização em redor de um tema que promete continuar a gerar polémica.

25/10/2004

DN com site renovado

O Diário de Notícias tem um novo site, mais funcional e agradável do que a versão anterior e que permite um acesso mais fácil e rápido às diversas secções da edição em papel, ao que soma uma actualização de informação no “Última Hora”.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.