http://imgs.sapo.pt/gfx/123015.gif


Quando se depara com a revista online ReadMe pela primeira vez, parece que os jornalistas responsáveis pela autoria dos textos são autênticos profissionais. Mas esta publicação, que aborda temas como a cultura da net, os novos média, o jornalismo online, a economia digital e os movimentos alternativos com presença na Web é escrita pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Nova Iorque.



Contando com a ajuda do professor Mark Dery, também ele repórter e crítico da cibercultura, os alunos da cadeira do semestre da Primavera de 2002 Online Magazine Workshop dispõem de um meio para fazerem isso mesmo, isto é, conceberem, escreverem e editarem uma revista online, recorrendo ao estilo de escrita típico de uma reportagem.



O resultado são artigos inteligentes e perspicazes, relacionados com temas como o recente caso entre a Igreja de Cientologia e o motor de pesquisa Google, o fim das secções de viagens nas publicações electrónicas, o excesso de informação na era contemporânea, a crise dos fóruns de discussão públicos, os weblogs, o panorama informativo na Rússia e a pirataria de software do tipo warez.



À frente deste projecto, para além de Mark Dery, está um nome de origem portuguesa, Nuno Andrade. O único senão desta publicação estudantil é a sua periodicidade semestral. Contudo, é bastante provável que os autores destes artigos se tornem dentro de poucos anos nos jornalistas profissionais nas publicações impressas e online mais prestigiadas dos Estados Unidos.





Sites de dias anteriores:


29/04/2002
Um caso prático de e-voting
O voto electrónico vai ser testado em breve na Inglaterra. Se considera que este método representa o futuro ou, se por outro lado, não está muito confiante no mesmo, nada melhor do que acompanhar um caso real onde se irá testar esta prática.



28/04/2002
Rede de organizações europeias sobre novos média
Neste site estão registadas quase uma centena e meia de entidades europeias que utilizam de uma forma criativa e inteligente as novas tecnologias para, através de media participativos, contribuírem para a mudança social do velho continente.




27/04/2002
Pontuação às bandeiras nacionais
O criador deste site concluiu que as bandeiras nacionais têm diferenças de qualidade e decidiu atribuir-lhes pontuações de A a D, avaliando ironicamente a escolha das cores e o layout das mesmas. A bandeira portuguesa parece não ter agradado...



26/04/2002

Literatura alternativa em eBook
O eBook é um formato que ainda tem muito para "crescer" para que se atinja a aceitação generalizada que se espera há anos. Mas, se é um adepto e procura conteúdos, o Blackmask é um dos sítios onde abunda a variedade de escolha.




25/04/2002

Comunidade underportugal.com
Apresenta-se como a melhor agenda de concertos na Net e é muito provável que o seja. Informação sobre os meandros da música a nível nacional é coisa que não falta nas páginas deste "movimentado" site de fundo escuro.




24/04/2002

Filmes open-source


São cerca de mil filmes realizados nos Estados Unidos entre os primórdios do cinema, no início do século XX, e finais dos anos 60, que abarcam temas como a vida quotidiana, a cultura, a indústria e as instituições daquela nação.




23/04/2002

O Top do XML

Se quer aprender e trocar conhecimentos sobre a eXtensible Markup Language e não sabe como, então convidamo-lo a visitar o site TopXML e a entrar para uma comunidade pública online onde o lema é "nunca parar de aprender".




22/04/2002

A Associação internacional para a banda larga sem fios

Fundada em 1988, a Wireless Communications Association International - ou mais simplesmente WCA - é uma associação não lucrativa para a área da banda larga sem fios, contando actualmente com mais de 530 empresas associadas.




21/04/2002

Como fotografar magia
Era uma simples máquina fotográfica digital até cair à água num lago e ser secada de forma pouco habitual. Agora, o seu dono afirma que se transformou numa máquina mágica e, para que todos vejam os resultados artísticos, publicou as imagens num site.




20/04/2002
E.T. faz vinte anos
Embora já se tenham passado duas décadas sobre o lançamento do filme, o tempo parece não passar pelo famoso E.T., por isso hoje apresentamos-lhe o site oficial do alienígena mas simpático que por cá passou.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.