
Pode ser apenas uma sensação, ou realidade, mas cada vez mais pessoas reportam que "pensaram" numa coisa que começa a aparecer constantemente nos anúncios e pesquisas web, mesmo que tenha sido apenas uma conversa com amigos. E que as compras no mundo físico depois parecem ter sido "entendidas" pelos websites, já para não falar das sugestões baseadas na localização física e nas viagens realizadas.
O projeto New Organs quer juntar estas ideias e histórias e investigar as teorias de vigilância por parte das gigantes de internet, e já está a recolher contributos de internautas que respondem a algumas perguntas e deixam o seu testemunho. A ideia é colecionar histórias relacionadas com estas atividades e usá-las como ponto de partida para investigar a monitorização e exploração de dados que são reunidos sem a nossa autorização.
Se viu ou experimentou alguma coisa fora do comum, invasiva ou assustadora neste tipo de atividade online só tem de preencher o formulário no site e contribuir para aumentar o número de experiências colecionadas pelo New Organs.
Os resultados do projeto vão ser apresentados como uma série de vídeos e um arquivo online que documenta esta era de vigilância corporativa e mantém para a posteridade as histórias e sentimentos dos internautas.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
John Travolta em modo robot? Optimus da Tesla mostra como se arrasa na pista de dança -
App do dia
Precisa de renovar o Cartão de Cidadão? Já o pode fazer na app gov.pt -
Site do dia
Sabe onde foram gravados os seus filmes favoritos? Com o CineMapper pode descobrir -
How to TEK
Já viu o círculo azul no WhatsApp, Instagram e Messenger? É o novo Meta AI e (ainda) não o pode desligar
Comentários