Pode ser apenas uma sensação, ou realidade, mas cada vez mais pessoas reportam que "pensaram" numa coisa que começa a aparecer constantemente nos anúncios e pesquisas web, mesmo que tenha sido apenas uma conversa com amigos. E que as compras no mundo físico depois parecem ter sido "entendidas" pelos websites, já para não falar das sugestões baseadas na localização física e nas viagens realizadas.

O projeto New Organs quer juntar estas ideias e histórias e investigar as teorias de vigilância por parte das gigantes de internet, e já está a recolher contributos de internautas que respondem a algumas perguntas e deixam o seu testemunho. A ideia é colecionar histórias relacionadas com estas atividades e usá-las como ponto de partida para investigar a monitorização e exploração de dados que são reunidos sem a nossa autorização.

Se viu ou experimentou alguma coisa fora do comum, invasiva ou assustadora neste tipo de atividade online só tem de preencher o formulário no site e contribuir para aumentar o número de experiências colecionadas pelo New Organs.

Os resultados do projeto vão ser apresentados como uma série de vídeos e um arquivo online que documenta esta era de vigilância corporativa e mantém para a posteridade as histórias e sentimentos dos internautas.

New Organs

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.