São cerca de 3 dezenas de artigos já publicados, muitos mapas e gráficos, que pode encontrara no site Data Stuff. Mas aqui não são só os números que contam, mas a história que transmitem. Erin decidiu reunir o seu conhecimento em matemática, engenharia e análise de dados com uma veia artística para olhar para números e informação e apresentá-la de forma diferente.

O mapa da popularidade das rotundas em vários países, incluindo Portugal, é um dos exemplos de como a persistência e a conjugação de fontes de informação pode ter um resultado representado em mapa. Demorou mais de duas semanas a Erin a cobrir toda a Europa, identificando cruzamentos e interpretando a existência de rotundas, e o resultado está todo documentado. Para além dos mapas de rotundas em cada país, a análise permitiu fazer também um mapa dos cruzamentos, e em algumas cidades a representação é apresentada em formato de estrela.

O mesmo tipo de lógica foi aplicado para mapear os cemitérios em vários países, ou aos naufrágios no Ártico. Mas para quem tem alma de viajante uma das representações mais interessantes é a da beleza escondida dentro das cidades, com a lógica de desenho das avenidas e ruas e de como se conjugam. Erin colocou cores nesta análise e o resultado faz toda a diferença, com mapas que são pequenas obras de arte e que estão à venda também para quem quiser imprimir em alta qualidade.

Os datasets usados nos vários projetos estão disponíveis no site, e em muitos casos também o próprio projeto está publicado no GitHub, como é o caso dos mapas das cidades, permitindo a qualquer pessoa pegar no código e fazer os seus próprios mapas.

Nos últimos dias os mapas dos Estados Unidos têm estado muito presentes em toda a comunicação pela análise das eleições dos Estados Unidos, mas não vai encontrar nenhuma representação das votações dos Republicanos e Democratas, em vermelho e azul. O post mais recente tem muitos mapas dos Estados Unidos mas para representar outro tipo de temas: são mapas sobre cocó e outras as pesquisas no Google por diarreia ou flatulência, acne ou perda de cabelo, disfunção erétil ou comichão. Temas mais banais mas que não deixam de ter a sua importância.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.