
A análise acaba de ser divulgada e parte de uma base de mais de 30 dos centros de infraestruturas digitais mais importantes do mundo, elencando os dez mais relevantes. Frankfurt, na Alemanha, é identificada como a Capital Digital do mundo, destacando a combinação de infraestruturas digitais de altíssima densidade e o maior ecossistema de interligação de qualquer cidade do planeta.
O estudo foi encomendado pela DE-CIX e a publicação coincide com o 30º aniversário do primeiro IX [ponto de troca de dados] da empresa, o DE-CIX Frankfurt. Segundo os dados, este ponto central "contribui com cerca de 4 mil milhões de euros anuais para a economia nacional alemã, otimizando o desempenho dos serviços digitais e aumentando a resiliência das redes empresariais".
Para além de Frankfurt, o ranking das 10 principais capitais digitais inclui Amesterdão, Londres, Washington D.C, Paris, Singapura, Tóquio, São Francisco e Silicon Valley (Bay Area), Hong Kong e Nova Iorque.
Serge Radovcic, consultor do Dstream Group, explica que “Frankfurt emergiu como a Capital Digital do mundo em 2025 - um título conquistado através de décadas de investimento em infraestruturas digitais. Com o hub de interligação mais poderoso do mundo no seu núcleo, a cidade lidera agora o caminho na definição de como a internet global se liga, cresce e cria valor”, comenta o coautor do estudo, o consultor Serge Radovcic, do Dstream Group, sobre as conclusões. .
O coautor do estudo diz que certas cidades alcançaram as primeiras posições numa área específica de infraestruturas - como a área metropolitana de Washington D.C. (incluindo Ashburn, Virgínia) ao nível de data centers ou Singapura nas infraestruturas de conectividade - enquanto outras cidades alcançaram posições elevadas noutros critérios. Londres conseguiu bons resultados tanto em IXs como em data centers, mas Frankfurt foi a única cidade a obter posições elevadas em três categorias: a primeira posição em IXs (partilhada com Amesterdão) e em redes, e a segunda posição em data centers.

O estudo analisou ainda o impacto económico do peering - ou a interligação direta de redes - através de um Ponto de Troca de Dados, apontados como os " campeões ocultos da infraestrutura digital". Os resultados da análise, que combina KPIs específicos do negócio, mostram uma contribuição económica directa do DE-CIX Frankfurt de mais de 3,7 mil milhões de euros por ano para a economia nacional alemã.
Para Ivo Ivanov, CEO da DE-CIX, "o futuro exigirá uma densidade ainda maior da infraestrutura digital e mais Hubs e Capitais Digitais para satisfazer os requisitos da próxima onda de evolução digital. Mas a cidade de Frankfurt irá continuar a brilhar como o ponto de agregação mais importante do mundo para a infraestrutura digital – a potência da interligação”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários