http://imgs.sapo.pt/gfx/166552.gif

Seja em cinema, música, televisão ou literatura, aproximando-se o fim do ano as listas dos "melhores" e "piores" parecem abundar. O Pitchfork, um diário de música independente que oferece critica nesta área desde 1995, disponibilizou recentemente uma lista, referente não aos mais destacados de 2002, mas sim aos melhores 100 álbuns dos anos 80.

Os redactores e críticos do Pitchfork salientam que apesar da reputação de ter dado origem "à pior roupa, modas e música de qualquer década do século XX", os anos 80 trouxeram contudo a afirmação do hip-hop e do rock alternativo e indie.



Bandas como os The Smiths, os Beastie Boys ou os Sonic Youth marcam presença nos dez primeiros postos, enquanto artistas como Prince, Pixies, ou Tom Waits têm vários álbuns seus distribuídos pela lista dos 100 melhores.



Se chegar à conclusão de que os anos 80 não fazem realmente o seu género, pode sempre consultar o Top dos 100 melhores álbuns dos anos 90. Para mais críticas e notícias sobre música os internautas podem navegar pelo resto do site.

Sites de dias anteriores:

09/12/2002

Provérbios em castelhano de fácil adaptação ao português

Relativos a diferentes estados de espírito e situações quotidianas, existem muitos provérbios, citações e frases para conhecer ou lembrar a partir do site proposto que embora espanhol, apresenta muitas similaridades com os saberes populares nacionais.

08/12/2002
Cinema e Filosofia
Porque o cinema é feito de imagens para fazer pensar existe o jornal online Film-Philosophy. Dirigido a futuros realizadores de cinema, estudantes de média e filósofos, este site funciona também como uma comunidade virtual e portal de novidades.

07/12/2002
Livros para crianças
De leitura gratuita, mais de 10 mil livros infantis vão ser colocados online pela International Children's Digital Library, num projecto a 5 anos que abarcará obras de mais de 100 países. Por enquanto pode ver alguns livros já digitalizados.

06/12/2002
Acompanhe as actualizações nos blogs
Não há nada mais frustrante do que chegar a um weblog e este estar completamente desactualizado. Para que isso não aconteça, este novo directório apresenta as "mexidas" de conteúdos mais recentes entre um conjunto de quase 56 mil espaços do género.

05/12/2002
Imagens e sons das cidades do mundo
Ruavista é uma publicação online que se dedica a explorar ruas e avenidas de cidades do mundo e a vida urbana através de vários tipos de sinais: gráficos, arquitecturas e sons que ajudam a decifrar a vida na urbe para que a possamos tornar nossa.

04/12/2002
Inovação em Espanha
Madrid +D é um site espanhol destinado a promover uma rede de centros de inovação públicos e entidades privadas sem fins lucrativos ligadas à inovação tecnológica. A informação encontra-se em espanhol, inglês e português.

03/12/2002
Um guia para o variado mundo da música electrónica
Ligue os auscultadores ao computador e prepara-se para uma longa viagem aúdio pela multiplicidade de géneros da música de dança electrónica, entre House, Trance, Breakbeat ou Techno, e os seus respectivos subgéneros.

02/12/2002
Ofereça o seu lixo electrónico
Tendo como objectivo ajudar ao desenvolvimento de ferramentas de combate ao spam, o site SpamArichive.org pretende ser um arquivo de lixo electrónico. O software criado a partir daqui irá empregar sistemas de
filtragem estatística.

01/12/2002
Máscara branca contra a SIDA
Hoje assinala-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA e este ano a Comissão Nacional de Luta Contra a SIDA escolheu como tema "Vamos deixar cair esta máscara!" para sublinhar o sofrimento dos seropositivos que são discriminados.

30/11/2002
Prestige, depois da catástrofe
Depois do desastre ter acontecido, só nos resta acompanhar os seus desenvolvimentos. Da responsabilidade da Greenpeace, o site de carácter informativo mostra as consequências ambientais do afundamento do Prestige na costa espanhola.

29/11/2002
O som electrónico underground está de volta à Web
A SomaFm voltou à Net esta semana, depois de meses de suspensão devido a batalhas politicas para diminuir os royalties que as rádios online terão que pagar. É o regresso de uma das estações mais independentes e inovadoras da Web.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.