http://imgs.sapo.pt/gfx/211316.gif
No dia em que a NASA lançou com sucesso em órbita o seu novo telescópio espacial de infra-vermelhos SIRTF, a bordo do Delta II, a agência espacial norte-americana assinalou o feito com a colocação na Web de um portal dedicado a esta iniciativa. Este lançamento completa o programa dos grandes observatórios no qual se incluíram a colocação em órbita do telescópio espacial Hubble, do observatório Compton e do Chandra, que fazem igualmente parte do programa de Pesquisa Astronómica das Origens.
Com este telescópio de infra-vermelhos os cientistas norte-americanos poderão detectar no espaço objectos que de outra forma estariam sempre demasiado frios, escondidos ou distantes para poderem ser vistos e analisados. Para o efeito, este novo instrumento possui uma tecnologia inovadora que permitirá o estudo de discos que se formam ao redor das estrelas ou mesmo galáxias situadas a milhões de anos luz.
No fundo, com esta iniciativa, a NASA continua a procurar responder às questões que serviram e servem de mote à sua acção, "De onde vimos?" e "estamos sozinhos no universo?". Para partilhar com o público as conclusões das mais recentes investigações originadas por este telescópio a NASA colocou ontem online o site sobre o projecto.
Aqui os cibernautas podem ficar a saber todas as informações relativas a este aparelho, os pormenores técnicos do seu funcionamento e ainda ficar a conhecer as novidades descobertas pelo mesmo. Além disto, o portal dispõe ainda de uma secção de nome Science, onde os cibernautas podem aceder a um tipo de informação mais generalista sobre ciência e um glossário de termos científicos.
Sites de dias anteriores:
25/08/2003
P2P com pesquisa rápida
O Grokster é um dos serviços de troca de ficheiros através da tecnologia P2P que está na mira de associações como a RIAA. Os seus criadores reclamam que o software de base do Grokster permite a pesquisa mais rápida de ficheiros.
24/08/2003
Matrix Revolutions
Ainda faltam alguns meses para que o filme Matrix Revolutions chegue às salas de cinema, mas o trailer pode já ser visto na Internet, no site desta saga de culto. As imagens e efeitos especiais continuam surpreendentes.
23/08/2003
As origens da Lua
Quem se interessa por Astronomia e sobretudo pelo estudo do satélite natural da Terra deve visitar a página The Origin of the Moon, da responsabilidade do Planetary Science Institute, onde se explica uma teorias desenvolvida sobre as origens da Lua.
22/08/2003
Livros que correm o mundo
Partilhar experiências e descobrir novas escritas é a sugestão do Bookcrossing para os amantes da leitura, prontos a enviar um livro para o outro lado do mundo. Muitos portugueses já aderiram à ideia e há 140 livros prontos a trocar.
21/08/2003
Pesquisa open-source
O Nutch é ainda um projecto, mas espera concretizar num futuro próximo o objectivo de desafiar um cenário de monopólio na área de pesquisa na Internet. Por agora procura colaboradores ou donativos para pôr a ideia em funcionamento.
20/08/2003
Sites "mortos"
Contrariando a normal tendência de mostrar sempre os sites mais recentes e frequentemente actualizados, no ghostsites mantém-se o registo dos sites que fecharam, deixando de alterar os seus conteúdos, entre 1998 e 2003.
19/08/2003
Lendas urbanas bem organizadas
Tal como seria de esperar, as Lendas Urbanas aparecem bem arrumadas por temas no Urban Legends Reference Pages, um site que reúne todo o tipo de referências sobre os mitos e boatos que rodeiam alguns temas, repondo a verdade sobre estas histórias.
18/08/2003
Morfologia digital de pormenor
O Digital Morphology apresenta visualizações a duas e a três dimensões de espécies existentes e extintas, fazendo-nos embarcar numa viagem única até à estrutura interna de alguns dos representantes da biologia terrestre, vertebrados e invertebrados.
17/08/2003
A verdadeira american woman
Conheça as mulheres que ajudaram a construir a história dos Estados Unidos da América através desta exposição online da Library of Congress que compreende manuscritos, gravações áudio e fotografias, entre outros itens digitalizados.
16/08/2003
A Bíblia de Gutenberg online
Adquirida em 1978, a cópia do primeiro livro impresso com caracteres móveis é um dos grandes tesouros do Ransom Center que por isso decidiu submetê-la a um processo de digitalização, estando agora pormenorizadamente acessível através da Internet.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Pode usar o carregador do smartphone nesta e-Bike. Ampler Nova chega em junho à Europa -
App do dia
Há uma nova app para os fãs da Nintendo que acaba de chegar às lojas da Google e Apple -
Site do dia
Gostou do efeito metal líquido do logo da Apple na apresentação do iPhone 16e? Pode replicar o estilo -
How to TEK
Criou uma prompt fantástica no Copilot? Já pode partilhar o resultado através de um link
Comentários