http://imgs.sapo.pt/gfx/126938.gif


"Como desligar o seu software de bloqueio de Internet" é o subtema do Peacefire, um site criado em 1996 para representar os interesse dos internautas com menos de 18 anos no debate sobre a liberdade de expressão e direitos na Internet.



Ensinar a desligar as aplicações instaladas nos computadores que bloqueiam o acesso a determinados sites na Internet - entre os quais os sites pornográficos ou com conteúdos violentos - é uma das principais áreas do Peacefire. Listados no site estão os relatórios elaborados sobre o CYBERsitter, Cyber Patrol, Net Nanny ou SurfWatch, entre outros, que o Peacefire ensina a "contornar" porque "não é crime ser mais esperto do que os pais".



Com um "site bloqueado" recomendado em cada dia, o Peacefire tenta alertar para os critérios enviosados que as aplicações de bloqueio de acesso a sites utilizam, e as falhas que apresentam e reduzem a liberdade de expressão dos jovens cibernautas.



Ao contrário do que os leitores poderiam pensar, este site não é só para os internautas com menos de 18 anos. Qualquer pai preocupado com aquilo que os seus filhos vêm na Internet devia visitar o PeaceFire e e ler os seus argumentos, porque a verdade é que não vale a pena tapar a realidade com um véu porque isso só torna o fruto proibido mais apetecido...





Sites de dias anteriores:



22/05/2002

Computação distribuída para prever clima do futuro

Neste site tenta fazer-se previsão meteorológica, mas se está a pensar no tempo do próximo fim de semana, desengane-se: este é um projecto de computação distribuída concebido para prever futuras alterações climatéricas.




21/05/2002

Partilha de ficheiros online sem direitos de autor

O projecto Creative Commons define-se como uma iniciativa para que académicos, músicos, cineastas e escritores possam anunciar de uma forma fácil que as suas obras estão disponíveis para serem copiadas, modificadas e redistribuídas.




20/05/2002
Volta ao mundo em webcams
A sugestão de hoje - tendo em consideração que ainda é segunda e os passeios só se programam aos fins-de-semana -, vai levá-lo onde quiser. Por exemplo, pode ir até à Austrália e voltar a tempo do jantar, basta clicar na webcam da sua preferência.



19/05/2002
Na "Terra do Ontem"
Um projecto de três amigos que evoluiu para algo que poderá ser visto como um género de enciclopédia da cultura popular mais recente. E embora dirigido ao "mercado" norte-americano, é muito natural que o resto do mundo se reveja nos exemplos apresentados.




18/05/2002
O código-fonte de Linux em versão radiodifundida via Net
Uma transmissão sonora da leitura computorizada do código utilizado para criar o sistema operativo Linux pode não ser, à primeira vista, a programação mais indicada para estação de rádio online. Mas o número de ouvintes não tem parado de aumentar.




17/05/2002
Ciber Direitos e Ciber Liberdades
A defesa dos direitos e liberdades na Internet é o principal objectivo da organização não lucrativa britânica Cyber-Rights & Cyber-Liberties, um dos principais recursos para quem se quer manter informado sobre estes temas.




16/05/2002

O que fazer para ser um hacker
Esta página pode ser considerada um pequeno livro de instruções para todos os que têm o desejo secreto de se transformar num hacker famoso que consegue entrar nos sites mais bem guardados de toda a Internet. É só preciso estilo e técnica.




15/05/2002

Projecto para um governo electrónico
O site eGovernment Project pede aos seus visitantes que comentem e deixem a
sua própria opinião sobre os diferentes aspectos de um governo electrónico
nos Estados Unidos. As questões ligadas à ciber-segurança são um dos muitos
temas em debate.



14/05/2002

Dinheiro para todos

Pode ser utópico, mas pode também ser a base de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. Tal como existe o software open-source, um grupo de activistas criou o conceito de "dinheiro-aberto", que pode ser usado por qualquer um.



13/05/2002

Ajude a sua empresa a crescer

Para todos os que desejam aventurar-se no mundo empresarial, mas gostam de avançar com precaução hoje deixamos-lhe como sugestão o novo portal empresarial patrocinado pela Comissão Europeia, Gate2Growth.com.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.