O WinAmp foi uma das mais populares ferramentas dos primórdios da Internet durante os anos 1990 e inícios de 2000, quando o formato MP3 começou a popularizar-se. Era a alternativa digital aos CDs de música, que muitos começam a converter para ouvir nos computadores. Uma época longe dos serviços de streaming de música, do YouTube ou mesmo leitores digitais como o iPod.

O leitor tornou-se bastante popular por diferentes razões. A capacidade de conversão do formato, o leitor em si, que suportava diversos codecs e tipos de ficheiros. E depois claro, as skins que a comunidade se dedicava a fazer não só ao nível estético, como na arrumação das funcionalidades. O WinAmp permitia mesmo fazer transmissões de música online para amigos, despertando nos utilizadores o “bichinho” da rádio.

O website WinAmp Skin Museun permite-lhe ver todas as skins disponíveis para o leitor, e se quiser, pode fazer o download dos mesmos. O site tem um sistema de scroll infinito, por isso, mesmo que tente rodar tudo, a coleção contém qualquer coisa como 65 mil skins para o WinAmp.

O interessante é que ao clicar em cada skin, para além da possibilidade de fazer o download, pode experimentá-lo diretamente, carregando músicas. Pode mexer no equalizador ou testar com as músicas pré-carregadas nos leitores. Vale sobretudo pela viagem nostálgica…