http://imgs.sapo.pt/gfx/173709.gif

Múltiplas iniciativas em vários pontos do globo mostram a importância que gradualmente as redes sem fios baseadas na tecnologia Wi-Fi tem vindo a assumir. A
Wi-Fi Alliance junta várias empresas produtoras de hardware e software com o objectivo de promover a interoperabilidade entre os diferentes produtos, assegurando assim uma maior abrangência da tecnologia.




A associação foi criada em 1999 visando certificar os produtos que utilizavam a tecnologia Wi-Fi, baseada na especificação IEEE 802.11. Contando actualmente com 204 associados, a Wi-Fi Alliance já atribuiu certificações a mais de 600 produtos, todos listados a partir deste site.




Também aqui é possível ficar a saber mais sobre esta tecnologia que promete revolucionar a forma como acedemos à Internet e a outras redes a partir de qualquer lugar, em banda larga, sem necessidade de fios. Para isso é necessária a disponibilização de "hotspots", pontos de acesso, através dos quais os utilizadores que possuam computadores com conectividade Wi-Fi se podem ligar.




Em Portugal algumas iniciativas têm vindo a promover este conceito, nomeadamente o recém lançado "Campus Virtuais", que pretende instalar redes Wi-Fi nas Universidades e Institutos superiores, disponibilizando ao mesmo tempo computadores portáteis aos alunos e professores de modo a desfrutarem das vantagens desta tecnologia.

Sites de dias anteriores:

26/01/2003
Ginástica de "trazer por casa"
Em vez de gastar balúrdios no ginásio da esquina, aproveite para se tornar íntimo da arquitectura e móveis lá de casa, fazendo a "ginástica doméstica" proposta por Harrison & Ford: uma mistura de ioga, breakdance, ginástica e alpinismo.

25/01/2003
Localize o seu site no mapa
Através do GeoURL, o utilizador pode identificar os sites que se encontram
geograficamente mais próximos do seu próprio espaço virtual. O método assenta
na associação de URLs com localizações espaciais.

24/01/2003
Projectos de cidadania
O sítio da Fundação Mário Soares na Net alberga alguns dos principais projectos de cidadania desenvolvidos por esta entidade, além de oferecer acesso a informação múltipla de carácter cultural e educativo.

23/01/2003
O mundo do kitsch
Entre dálmatas e perdigueiros de porcelana, mobiliário insuflável, relógios torradeira, assentos de sanita decorados e até mesmo os Bee Gees, descubra o que de mais kitsh circula pelo mundo quotidiano a partir do site proposto.

22/01/2003

Obtenha apenas a informação que precisa

Utilizando o padrão RSS, o projecto brasileiro RSSficado permite que o
cibernauta abra o browser apenas para ler o que realmente for do seu interesse, bastando um programa chamado Feedreader que procura notícias e informações com base num perfil.

21/01/2003
Projectos de arte na Net
Chama-se low-fi e pretende ajudar todos os internautas a localizar projectos arte na Internet. Neste site, os artistas podem inserir informação sobre as peças em que estão a trabalhar, criando uma comunidade de interesses.

20/01/2003
Uma fotografia por dia
Fiel ao espírito inicial do projecto, o aphotoaday.org oferece aos seus visitantes uma nova fotografia por dia a partir da sua homepage, tirada por um dos 180 membros que formam a comunidade virtual, entre muitas mais fotografias para ver.

19/01/2003
Arte em programação para Web
Experiências e explorações abstractas artísticas da Web é o que o site Bodytag disponibiliza ao visitante, através de linguagens, tecnologias e software como Java, Proce55ing, Java Script e PHP.

18/01/2003
Partilhar música e arte numa disquete
Floppyswop é um site que serve de recurso para disponibilizar qualquer ficheiro que caiba numa disquete: arte, média, música, ruído. Aqui pode-se ouvir, ler e apreciar conteúdos de todo o mundo e já agora deixar uma contribuição.

17/01/2003
O festival nacional do acústico
Após um ano de paragem, o festival de música moderna nacional "Termómetro Unplugged" regressa ao Porto para
descobrir novos valores "e coisas assim" entre aqueles que apostam no uso de instrumentos acústicos durante as suas actuações.

16/01/2003
Rede de revistas culturais europeias
Promover a cultura para incentivar o desenvolvimento da ideia de Europa é o objectivo da Eurozine, uma publicação online formada por várias revistas culturais europeias que publica ensaios sobre questões da
actualidade no Velho Continente.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.