Se as suas férias natalícias estão a tornar-se aborrecidas, o website Exercism poderá ajudá-lo a encontrar um desafio que estimule as suas competências tecnológicas. A escola de programação online disponibiliza cursos gratuitos sobre mais de 50 linguagens de código diferentes, contando também com diversos mentores que prometem estar ao seu lado enquanto dá os primeiros passos no mundo da programação.

O projeto foi criado em 2013 por Katrina Owen, na altura, professora de programação na escola Jumpstart Lab em Colorado, nos Estados Unidos. Em 2016, o website tomou a sua forma atual e atualmente conta com mais de 330 mil utilizadores e 2.500 mentores em todo o mundo. Ao contrário de algumas escolas de programação, o foco do Exercism não é tanto fazer com que os utilizadores aprendam apenas o suficiente para arranjarem um emprego na área, mas sim ajudá-los a tornarem-se verdadeiramente fluentes.

Depois de se “matricular” na escola ao criar uma conta no website, o utilizador terá de escolher a linguagem de programação que quer aprender. De seguida, terá de pôr “mãos à obra” para resolver os desafios que lhe serão apresentados. Uma vez terminados os exercícios, o utilizador terá de fazer o seu upload para a plataforma. Aí, um mentor fará a revisão das soluções apresentadas, e se encontrar alguma dificuldade a resolver os desafios, poderá pedir-lhe uma ajuda.

Os entusiastas do mundo da programação e até os mais curiosos podem começar a aprender a programar sem custos adicionais criando uma conta na página do Exercism.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.