A ferramenta tira partido da plataforma Sketchfab que permite criar e alojar modelos interativos 3D e foi apresentada na semana passada mas está a gerar muito interesse. 

Direcionada aos milhões de utilizadores do Instagram, o Instamuseum permite em poucos passos criar um Museu interativo das imagens guardadas na conta da rede social, e depois "navegar" pela exposição, no browser e no telemóvel. Ou usar um dispositivo de realidade virtual como o Google Cardboard, os Gear VR da Samsung ou outros óculos mais avançados, como os HTC Vive ou os Oculus Rift, para quem tenha acesso a estes.

Para começar é preciso introduzir os dados da conta do Instagram (mas não a password) e escolher o modelo de museu a aplicar. Só há 4 mas podem dar um efeito interessante. O pior mesmo é que a seleção de fotos no Instagram está limitada às últimas 12 publicadas, o que não é muito flexivel se quiser fazer alguma curadoria da exposição.

Por detrás da curiosidade do site há o lado técnico que vale a pena explorar. Para além da plataforma Sketchfab, o Instamuseum usa o Blender para gerar os modelos dinâmicos em 3D e a API do Sketchfab para fazer o upload. Todo o código está disponível no GitHub para quem quiser explorar o conceito e criar os seus próprios modelos 3D.

Os criadores pedem ainda ideias e naturalmente que se use a aplicação para criar mais museus e partilhá-los online. O TeK já criou um mas há muito mais para explorar.