A internet é um local privilegiado para acompanhar e aprender sobre assuntos relativos aos fenómenos do espaço. Graças aos dados abertos fornecidos pela NASA, baseados em satélites, telescópios e missões a decorrer, é possível construir projetos didáticos temáticos. É o caso do website Meteor Showers, que como o nome indica, simula as correntes de meteoritos que atingem a atmosfera terrestre e que orbitam o Sol.

O site é muito simples e intuitivo de navegar, apresentando um mapa do sistema solar, no qual pode rodopiar, fazer zoom e colocar a perspetiva em diversos pontos do espaço, desde o acompanhamento da Terra, ou assistir ao fenómeno da perspetiva do planeta azul.

Depois pode escolher outros quadrantes do Sistema Solar, que ao mesmo tempo projetam no futuro a passagem das correntes de poeiras. Pode mesmo acelerar o tempo na simulação e ver os pontos luminosos a grande velocidade, criando um efeito colorido muito interessante.

No painel de ferramentas é possível desligar as linhas das órbitras dos corpos celestes, ou mesmo o fundo da Via Láctea.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.