Em colaboração com o projeto internacional CITYOPT, o Centro de Investigação Técnica VTT da Finlândia desenvolveu uma ferramenta de planeamento de energia para especialistas e uma aplicação para os consumidores. Estas ferramentas foram testadas em Helsínquia, Finlândia, Nice, França, e Viena, Áustria, com “resultados promissores”.

De acordo com informação do projeto, os custos de energia locais foram “reduzidos em 15% e as emissões de dióxido de carbono em 30%”. Estas reduções foram conseguidas ao utilizar “uma funcionalidade para um melhor planeamento da ferramenta para especialistas”. Ao utilizar a aplicação para tablet, semelhante a um jogo, “quase 80% das casas envolvidas conseguiram reduzir os seus consumos de electricidade durante períodos de picos” de energia.

A ferramenta de planeamento foi desenvolvida para ir de encontro às necessidades dos especialistas e investidores de energia e “permite a optimização do planeamento de energia de sistemas de larga escala urbana e regional”. Esta ferramenta fornece “planos alternativos com avaliação de custos”.

A aplicação foi testada em 140 casas em Nice e fornece “informação dos consumos de electricidade da casa e de como pode ser reduzida”. O teste mostrou que se os utilizadores estiverem suficientemente motivados, então o consumo de energia pode ser reduzido.