
A decisão permite a revisão do valor a gastar pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para assegurar a continuidade do projeto Biblioteca do Conhecimento (b-on), durante o triénio 2025-2027, para os 49,8 milhões de euros, segundo o comunicado do Conselho de Ministros.
O projeto da b-on foi lançado em 2004 para que toda a comunidade de ensino e investigação em Portugal pudesse aceder às publicações científicas das principais editoras e bases de dados internacionais, de uma forma unificada. Era uma das medidas do Plano de Ação para a Sociedade da Informação e mantém-se ativa desde essa altura.
Mais recentemente passou a permitir a publicação de artigos em acesso aberto, ficando imediatamente acessíveis a qualquer pessoa, sem custos para quem acedem. Podem também ser reutilizados por terceiros, o que promove a disseminação do conhecimento.
No site da b-on pode conhecer a lista de conteúdos acessíveis e as condições para o registo das instituições de ensino e científicas, assim como tutoriais para que os utilizadores possam tirar mais partido da informação ali disponível.
Pode aceder à b-on através deste link.

Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Perseidas, visitantes cósmicos e um voo rasante na atmosfera solar nas melhores imagens espaciais de agosto -
App do dia
Samurai Shodown R mantém o espírito dos jogos de combate das máquinas arcade em formato mobile -
Site do dia
JukeboxHQ: Construa uma playlist de músicas alternativa ao Spotify usando o YouTube -
How to TEK
Gemini vai ter novas formas de interagir com o WhatsApp e outras aplicações. É possível desativar?
Comentários