http://imgs.sapo.pt/gfx/141521.gif


Chama-se Carabella e é uma rapariga moderna que gosta de navegar na Internet e ouvir música, mas quando explora o mundo da música online a sua privacidade fica em perigo. Este é o mote de um jogo desenvolvido por duas organizações de defesa de privacidade, a Privacyactivism e a Electronic Frontier Foundation.




O objectivo das duas organizações é que os visitantes do jogo acompanhem a Carabella na sua tentativa de obter músicas na Internet, mantendo o maior número de regras possível e sem abdicar da sua privacidade, gastar dinheiro, tempo ou violar direitos de autor. Se não quebrar nenhuma regra pode obter uma pontuação de 100.




As opções realizadas ao longo do jogo vão definir o tipo de resultado obtido, mostrando ao mesmo tempo ferramentas de protecção de privacidade e as formas como os sites conseguem recolher informação sobre os utilizadores sem que estes dêem o seu consentimento.



No final deste jogo com a Carabella o utilizador fica a saber mais sobre navegar de forma anónima, a utilização da protecção de cópia por parte da indústria discográfica e redes peer-to-peer, o que pode ajudar os visitantes a tornar-se melhores cidadãos em termos de não violar os direitos dos outros ou melhores "piratas"....

Sites de dias anteriores:

07/08/2002
Faça um upload das suas ideias
Na base do site .netculture está o termo upload, ao contrário do tradicional download. Qualquer pessoa pode colaborar com ensaios, notícias ou trabalhos artísticos nesta publicação online grega disponível em língua inglesa.

06/08/2002
Apoio técnico gratuito para problemas com computadores
Fácil de usar e com a capacidade de limitar as respostas ao sistema operativo utilizado, o FreeAnswers.com oferece suporte técnico gratuito aos possíveis problemas que possam surgir quando usamos o nosso computador.



05/08/2002

Crie a sua própria rádio pirata na Internet

Com o Peercast e um vulgar leitor de músicas em formato digital, qualquer um pode transformar o seu PC numa estação de rádio pirata na Internet de um modo barato, fácil e anónimo. Este programa utiliza o mesmo protocolo da rede descentralizada Gnutella.

04/08/2002
Como sobreviver em situações extremas
Saiba como reagiria em situações extremas de sobrevivência, avaliando os seus instintos a partir de um inquérito disponibilizado na homepage do Extreme Survival, site onde poderá igualmente conhecer "estórias" fantásticas de reais sobreviventes.

03/08/2002
Web design topo de gama

A falta de criatividade é um dos principais receios dos Web designers. Em Kaliber 1000, pode obter-se um panorama sobre as mais recentes tendências do sector e tirar ideias das inúmeras fontes, ícones e imagens de desktop aí disponíveis.

02/08/2002
Um convite à colaboração artística online

O Iconobloc.com convida todos os internautas a participarem na construção online da maior escultura do planeta. Para tal terá de criar um modelo próprio, registá-lo a partir do site do projecto e interagir com a sua criação por email.

01/08/2002
Arte trash online
O site do russo Roman Minaev emprega uma técnica chamada arte ASCII, relativa ao nome do código informático, que consiste em utilizar caracteres para desenhar com a ajuda de um PC. Os seus trabalhos são coloridos e por vezes animados ou interactivos.

31/07/2002
Uma autêntica festa de música Dub
Aspirações a DJ? Teste os seus possíveis dotes enquanto tal com os sons e misturas jamaicanas do Infinite Wheel e transforme o seu PC numa autêntica festa de Dub. Prepare-se convenientemente: ligue as colunas e ponha o som nos "píncaros"...

30/07/2002
Um instituto para a Internet
Um dos primeiros institutos do mundo criado a pensar no novo medium, o Oxford Internet Institute, é um centro multidisciplinar que analisa o impacto social e ético da Internet, investigando temas como a criptografia e propriedade intelectual.

29/07/2002
Laboratório de multimédia móvel
Destinado aos programadores, editores de conteúdos, serviços e aplicações móveis, o OrangeLab é o laboratório de tecnologia multimédia móvel, onde se pode encontrar informação sobre esta área.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.