Através de um projeto chamado Exoplanet Explorers, um grupo de voluntários (não cientistas) descobriu o K2-138, um sistema de cinco planetas que orbitam ao redor de uma estrela a cerca de 600 anos-luz de distância.

O projeto Exoplanet Explorers foi lançado, em 2017, na plataforma online para investigação de “crowdsourcing” Zooniverse, e recruta voluntários para analisarem dados captados no espaço pelo satélite Kepler.

"As pessoas podem ligar-se à plataforma em qualquer lugar e aprender como são os sinais reais emitidos por um exoplaneta. Depois, têm acesso aos dados recolhidos pelo telescópio Kepler e avaliam se eles podem ser classificados como um sinal de trânsito, ou se é apenas ruído", explicou Jessie Christiansen, da Caltech, uma das fundadoras da plataforma.

O resultado da iniciativa foi publicado pelo "Astronomical Journal" que explica que os cinco planetas do sistema K2-138 completam uma volta ao redor da sua estrela em 2,35, 3,56, 5,4, 8,26 e 12,76 dias terrestres.

tek space

A descoberta do K2-138 não foi a primeira vez que os cientistas cidadãos ajudaram cientistas nem foi a primeira vez que o site Zooniverse facilitou essa pesquisa.

Através do  the Milky Way Project, os voluntários ajudaram cientistas a descobrir a origem de objetos amarelados e brilhantes, conhecidos como "yellowballs".

Os “cientistas cidadãos” da plataforma também puderam ajudar os especialistas a produzir um mapa de calor para dar resposta durante o furacão Irma através do uso de imagens de satélite.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.