
Através de um projeto chamado Exoplanet Explorers, um grupo de voluntários (não cientistas) descobriu o K2-138, um sistema de cinco planetas que orbitam ao redor de uma estrela a cerca de 600 anos-luz de distância.
O projeto Exoplanet Explorers foi lançado, em 2017, na plataforma online para investigação de “crowdsourcing” Zooniverse, e recruta voluntários para analisarem dados captados no espaço pelo satélite Kepler.
"As pessoas podem ligar-se à plataforma em qualquer lugar e aprender como são os sinais reais emitidos por um exoplaneta. Depois, têm acesso aos dados recolhidos pelo telescópio Kepler e avaliam se eles podem ser classificados como um sinal de trânsito, ou se é apenas ruído", explicou Jessie Christiansen, da Caltech, uma das fundadoras da plataforma.
O resultado da iniciativa foi publicado pelo "Astronomical Journal" que explica que os cinco planetas do sistema K2-138 completam uma volta ao redor da sua estrela em 2,35, 3,56, 5,4, 8,26 e 12,76 dias terrestres.

A descoberta do K2-138 não foi a primeira vez que os cientistas cidadãos ajudaram cientistas nem foi a primeira vez que o site Zooniverse facilitou essa pesquisa.
Através do the Milky Way Project, os voluntários ajudaram cientistas a descobrir a origem de objetos amarelados e brilhantes, conhecidos como "yellowballs".
Os “cientistas cidadãos” da plataforma também puderam ajudar os especialistas a produzir um mapa de calor para dar resposta durante o furacão Irma através do uso de imagens de satélite.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mistério resolvido: pequenos jatos ajudam a explicar o “famoso” vento solar -
Site do dia
Nokia Design Archive é uma viagem no tempo aos primeiros telemóveis da fabricante finlandesa -
App do dia
Diga adeus ao caos das receitas guardadas no Instagram com a app Recipe Reel -
How to TEK
A Google enviou um alerta de falta de espaço? Apague primeiro o “lixo” antes de pensar num upgrade
Comentários