Com medidas mais apertadas devido à COVID-19 em muitos países, viajar volta a ser uma opção que parece ser pouco viável, mas há um site que o ajuda a contornar este problema. Através da plataforma Citywalks pode percorrer de forma virtual cidades de muitos países, como Nova Iorque, Roma e, até mesmo Lisboa, com um smartphone, computador ou tablet.

Com quase 40 cidades incluídas até ao momento, a plataforma está a ser atualizada e em breve deve contar com novas funcionalidades. Apesar de as “caminhadas” serem filmadas em sítios bastante diferentes, a ideia é igual em todas as gravações: alguém, do outro lado da câmara e a percorrer as ruas da cidade, filma o que vê de vários ângulos.

 Veja na galeria algumas das cidades que o SAPO TeK explorou

Apesar de quem estar a ver através de um ecrã não conseguir controlar propriamente aquilo que observa, há várias formas de adaptar o conteúdo ao seu gosto. Pode, por exemplo, optar por ver o vídeo sem som ou, então, ouvir tudo o que a gravação captou durante a caminhada, desde os carros a passar ou música a tocar na rua.

Em plena crise de saúde pública, pode ainda escolher se quer conhecer parte da realidade de alguns países antes ou durante a pandemia. Dos quase cerca de 40 países, apenas 18 estão incluídos nesta lista até ao momento, como Nova Iorque, Rio de Janeiro e Londres.  Nesses, a diferença do número de pessoas a circular pelas ruas é bastante evidente, sendo também fácil perceber que muitas lojas fecharam em plena pandemia.

Se quiser ver as diferenças das cidades à noite ou de dia também o pode fazer. Para isso, tem de escolher as opções "Day/Night". No final tem sempre a possibilidade de "pagar" um café ao criador do site, ajudando a apoiar este projeto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.