Coordenado pela ENISA, com o apoio de centenas de parceiros dos Estados-membros e internacionais, o Mês Europeu da Cibersegurança tem sido celebrado com o objetivo de sensibilizar para as ameaças online, promover a cibersegurança entre cidadãos e organizações, assim como fornecer recursos que os protejam na internet, através da formação e partilha de boas práticas.

As competências digitais foram escolhidas como o tema principal da edição deste ano, numa altura em que faltam especialistas em cibersegurança com as habilitações e os conhecimentos adequados, com Bruxelas a calcular que sejam necessários cerca de 300.000 trabalhadores só nesta área, na União Europeia.

Ao longo de todo o mês, estão preveem-se dezenas de eventos e atividades, a nível geral e local, planeados por governos, universidades, organizações não governamentais ou think tanks, entre outros parceiros que aderiram à iniciativa.

De 1 a 16 de outubro, a programação terá como foco o tema principal do evento: as competências digitais. Inclui atividades para educar o público em geral sobre a segurança na internet, especialmente no novo cenário hiperconectado "provocado" pela pandemia.

Serão abordadas questões de privacidade online, como proteção de dados pessoais, cyberbullying e boas práticas online.

Já de 17 a 31 de outubro as atividades giram em redor das ciberfraudes, com o objetivo dealertar cidadãos e empresas acerca das ameaças que "circulam" atualmente nesta área, minimizando riscos.

Neste sentido, o programa da edição de 2020 do Mês Europeu da Cibersegurança dá especial atenção ao phishing, email marketing e fraude em compras online, dada a “explosão” no comércio eletrónico gerada pela COVID-19.

Fique a par de todas as atividades planeadas para este ano e consulte os conselhos sobre como estar seguro online a partir do site https://cybersecuritymonth.eu.

tek site EMCS

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.