O website Who Sampled é composto por uma extensa base de dados com mais de 550 mil músicas e 186 mil artistas, dos vários géneros musicais. Não é um serviço para fazer download de músicas, mas sim descobrir curiosidades que talvez não conhecesse sobre o seu artista ou música favorita.

A ideia é identificar músicas que tenham sido tocadas por outras bandas, ao género de homenagem, covers ou tenham utilizado samples conhecidos de temas clássicos. Quando houve uma música nova, por vezes não fica com a sensação de que já ouviu algo parecido em outro tema?

Veja-se o exemplo do tema "Under Pressure", dos Queen em parceria com David Bowie. A música tem um baixo peculiar que já foi utilizado, por exemplo, no tema "Ice Ice Baby" do rapper Vanilla Ice ou algures em "7th Street" dos Chinese Man, para referir alguns. O que website faz é ligar todas estas músicas, através de links do YouTube, para que os fãs descubram também que bandas fizeram covers ou remisturas dos temas, como por exemplo Ben Harper ou My Chemical Romance, no caso da música da banda de Freddy Mercury.

As bases de dados não são criadas através de reconhecimento ou algoritmos automáticos, mas sim através dos seus 20 mil contribuidores, que fazem todo o trabalho de pesquisa e identificação. Os utilizadores que contribuem ganham Cred, um sistema de pontuação que distingue os membros mais ativos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.