http://imgs.sapo.pt/gfx/542533.gif

Chama-se Raspberry Pi, é do tamanho de um cartão de crédito e começou esta quarta-feira a ser comercializado, com tal sucesso que esgotou em poucas horas (que podem ter sido alguns minutos, segundo algumas publicações).

O conceito foi formalmente apresentado em maio de 2011 e dado a conhecer com mais pormenores nos últimos meses, mas a ideia de disponibilizar um computador pequeno e barato, que estivesse ao alcance dos bolsos dos estudantes e mudasse a forma como estes se relacionam com as máquinas e com a programação data de 2006.

O resultado traduz-se em 85,60mm x 53,98mm x 17mm e 45 gramas de peso, que se ligam a uma televisão (ou monitor) e a um teclado, num dispositivo que pode ser usado para muitas das tradicionais funções de um PC, como o processamento de texto, criação de folhas de cálculo ou para jogar.

A versão colocada esta semana à venda é a mais completa de duas e tem como principais características uma entrada Ethernet, duas entradas USB, 256 MB de RAM e compatibilidade com cartões SD. Até ao final do ano está previsto o lançamento de um outro modelo do Raspberry Pi por 25 dólares.

Mais pormenores a partir da morada oficial do projeto na Internet .

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota da Redação: Foi corrigido o link para o projeto, que estava correto na imagem mas não no texto, como alguns leitores atentos notaram.