O anúncio indica que o objetivo é promover  e apoiar ideias atividades de investigação, desenvolvimento, teste e implementação de relevância para entidades da Administração Pública, na forma de projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, em todas as fases, desde atividades exploratórias até provas de conceito.

Ao financiamento podem candidatar-se as instituições do ensino superior, laboratórios do Estado, asssociados ou internacionais com sede em Portugal, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, incluindo Laboratórios Colaborativos (CoLab) e Centros de Tecnologia e Inovação (CTI) e ainda outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica. As empresas também podem participar desde que inseridas em projetos de IC&DT liderados por entidades não empresariais do sistema de I&D.

No leque de propostas a concurso cabem as áreas de  Inteligência artificial e ciência de dados, desenho de serviços digitais e design de interação, numa perspetiva interdisciplinar e centrada no cidadão, cibersegurança e governança de Inteligência Artificial.

As candidaturas estão abertas até 31 de julho e toda a informação pode ser consultada no site da FCT.