Ao navegar pela Internet certamente já reparou que a vasta maioria dos websites o incita a aceitar os termos e condições, cookies ou notificações. Por vezes, tentar não dar os seus dados às plataformas é quase tão difícil como atravessar um campo de minas e são vários os truques usados pelas páginas para obrigar os internautas a aceder aos seus pedidos.

A situação é frustrante, mas serviu de inspiração para a criação do jogo Terms & Conditions Apply, um projeto de Jonathan Plackett, em colaboração com Alex Bellos, do jornal britânico The Guardian, e com Adam Hunt, designer da agência W+K.

Clique nas imagens para ficar a conhecer mais sobre o jogo Terms & Conditions Apply

Em Terms & Conditions Apply o jogador é levado para o website de uma empresa fictícia com um nome apropriado: EVIL CORP. Aí tem como missão não aceitar quaisquer termos e condições, assim como rejeitar as notificações e cookies.

Parece uma tarefa simples, mas, à medida que avança pelas 29 perguntas, verá rapidamente que não é de todo assim tão fácil. Entre botões enganadores, puzzles de lógica, trocadilhos e testes ao seu conhecimento da língua Klingon do universo de Star Trek, a EVIL CORP vai fazer de tudo e mais alguma coisa para ficar com os seus preciosos dados pessoais.

O jogo apresenta-se como uma espécie de paródia da realidade online ao elevar as artimanhas das plataformas quase ao absurdo. Aliás, os truques são conhecidos como “Dark Patterns”, uma expressão cunhada por Harry Brignull, um especialista em UX design, em 2010. A prática é descrita em detalhe num website homónimo, com direito até a um “Hall of Shame”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.