http://imgs.sapo.pt/gfx/560956.gif
Os conceitos e a prática das experiências científicas são muitas vezes barrados pela falta de acesso a laboratórios, mas o experiment@Portugal pretende contornar o problema através da disponibilização, online, do acesso a laboratórios remotos e virtuais disponibilizados por instituições do ensino superior em Portugal na plataforma pt.lab2go.
Com conteúdos adequados a diversos graus de ensino, o projeto foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e decorreu sob a orientação de professores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra - FCTUC.
A ideia é que com a criação do consórcio nacional de laboratórios online se reúnam condições para possibilitar e fomentar a partilha de conteúdos a nível de países da língua portuguesa.
Hoje é dado um novo passo com a apresentação do experiment@Portugal’2012, que está mais focado na promoção da engenharia online mas que quer desenvolver novas ferramentas Web para o ensino e divulgar novas vias de educação e investigação científica.
O objetivo é desenvolver conteúdos documentais, multimédia e de realidade virtual, módulos de software para agentes de tutoria virtual e um protótipo de dispositivo sensorial (háptico) de baixo custo.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Sweekar quer ser um Tamagotchi para os tempos modernos (com IA incluída) -
App do dia
Acompanhe satélites, planetas e fenómenos espaciais com a AstroAlert -
Site do dia
#PressPlayTogether incentiva pais e filhos a jogar em conjunto com mais responsabilidade e segurança -
How to TEK
Tem iPhone atualizado com o iOS 26? Saiba como tirar partido das novas ferramentas das mensagens
Comentários