http://imgs.sapo.pt/gfx/560956.gif

Os conceitos e a prática das experiências científicas são muitas vezes barrados pela falta de acesso a laboratórios, mas o experiment@Portugal pretende contornar o problema através da disponibilização, online, do acesso a laboratórios remotos e virtuais disponibilizados por instituições do ensino superior em Portugal na plataforma pt.lab2go.

Com conteúdos adequados a diversos graus de ensino, o projeto foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian e decorreu sob a orientação de professores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - FEUP e da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra - FCTUC.

A ideia é que com a criação do consórcio nacional de laboratórios online se reúnam condições para possibilitar e fomentar a partilha de conteúdos a nível de países da língua portuguesa.

Hoje é dado um novo passo com a apresentação do experiment@Portugal’2012, que está mais focado na promoção da engenharia online mas que quer desenvolver novas ferramentas Web para o ensino e divulgar novas vias de educação e investigação científica.

O objetivo é desenvolver conteúdos documentais, multimédia e de realidade virtual, módulos de software para agentes de tutoria virtual e um protótipo de dispositivo sensorial (háptico) de baixo custo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.