A partir de qualquer ponto do mundo, onde existe um pequeno estúdio montado e capacidade de ligação, é possível agora fazer uma transmissão em direto de uma representação holográfica hiperrealista de uma pessoa ou de um produto, garantindo conteúdos 3D de alta definição. Parece quase magia mas já é realidade com a Holobox, a tecnologia que a Hologram está a representar na Europa e que traz um novo conceito de comunicação.

"Esta tecnologia consegue enganar o cérebro e parece mesmo que há uma pessoa dentro da caixa, com quem podemos interagir em tempo real", explica Pedro Costa, fundador e CEO da Hologram ao TEK. E com isto "abre-se uma caixa de Pandora" em relação aos múltiplos casos de uso a dar à Holobox.

Entre os exemplos possíveis está a integração em palco para uma conferência à distância, como no caso referido das Nações Unidas, uma teleconsulta ou uma aula, onde os pacientes e alunos vêm uma transmissão em tempo real do médico ou do professor, podendo conversar como se estivessem no mesmo espaço. Para além da imagem holográfica, que é muito mais realista do que se estivéssemos a olhar para um ecrã 2D, a comunicação de baixa latência e a facilidade de instalação completam o pacote de vantagens.

Veja as imagens da Holobox

"Mesmo alguém que entra em palco na Holobox está a ver e a falar com as pessoas da plateia em tempo real", explica Pedro Costa.

A Holobox vai estar amanhã e depois, dia 1 e 2 de julho, no 34º Congresso da APDC, em parceria com o TEK para mostrar a nova marca TEK Notícias e convidar os participantes da conferência a contribuir para ajudar a construir o novo site que estamos a preparar. Em cerca de uma hora estava todo o equipamento montado e pronto a ser usado.

O CEO da Hologram partilhou outros casos de aplicação, como a ativação de uma marca de carros ou de bebidas, mas também a possibilidade de ter um recepcionista virtual  num hotel, ou à porta de uma loja.

"A ligação ao vivo em 4K permite transmitir diretamente de um local remoto para a Holobox instalada no local, que apenas necessita de uma ligação à internet estável para facilitar a transmissão em tempo real", adianta Pedro Costa, detalhando que as gravações podem ser feitas sobre fundo branco no estúdio da Hologram ou num local à sua escolha.

Para além da transmissão em direto é possível gravar o holograma e até adicionar um sistema de Inteligência Artificial e um chatbot para dar respostas sobre temas específicos, e a tecnologia de geração de imagem de vídeo, ao género dos deepfakes, consegue resultados muito realísticos.

A Hologram está também a apostar em outras tecnologias de display que têm grande impacto na comunicação visual, como os LED transparentes hoolográficos que podem ser montados em grande escala. "O ecrã é transparente e invisível, e aas imagens 3D parecem flutuar no espaço", explica Pedro Costa. A tecnologia permite um alto contraste e efeito 3D mas sem necessidade de óculos adicionais.

Hologram
Hologram créditos: Hologram.pt

A aplicação em montras, espaços empresariais ou eventos, em superfícies de vidro planas ou curvas, são algumas das possibilidades, mas uma das propostas da Hologram é também de substituir os roll ups tradicionais por estes equipamentos, com formatos que podem ir de 55 às 90 polegadas.

No portfólio da empresa contam-se ainda os filmes inteligentes de Cristal Líquido, que podem funcionar como cortinas e ser instalados em construções novas ou adaptados a espaços existentes, alternando instantaneamente entre opaco e transparente, permitindo um controlo dinâmico da luz e funcionando também como superfície de projeção em alta definição. "São muito utilizados em design de interiores e arquitetura, centros comerciais, transportes até em stands para feiras e eventos".

Se estiver no Congresso da APDC não deixe de experimentar a Holobox no Tech & Innovation Show.