http://imgs.sapo.pt/gfx/114645.gif


Zeitgeist é o nome da página do Google que mostra o Top das pesquisas neste motor de busca. O nome, difícil de pronunciar mas para o qual existe uma ajuda (lê-se 'tsIt-"gIst, 'zIt), tem origem germânica e junta o Zeit (tempo) com o Geist (espirito) querendo significar o clima intelectual, moral e cultural de uma era.




A existência desta página é justificada pela informação de análise que fornece, a jornalistas, especialistas de Internet e curiosos. Listas, gráficos e alguma evolução "histórica" são apresentados sobre as palavras e expressões mais procuradas, as línguas mais traduzidas, as imagens mais pesquisadas e os browsers mais utilizados para aceder ao Google.




Como curiosidade pode verificar-se que a expressão "dia internacional da mulher", assim mesmo em português, esteve no topo na semana de 11 de Março, logo seguida pela castelhana "festa della donna", o jogo "metal gear solid 2" e a estrela porno "anna nicole smith". Estes resultados destronaram o "morpheus", "grammys" e "formula 1" e é também engraçado verificar que no topo das palavras mal escritas na pesquisa se encontram "morpheous", "kazza", "morphius", "audio galaxi" e "kaaza", mas o Google encarregou-se de que os utilizadores encontraram o que pretendiam, ou pelo menos esforçou-se para isso...




Sites de dias anteriores:



17/03/2002

O museu dos condimentos empacotados

Independentemente das preferências "palativas", neste site vai com certeza encontrar condimentos a seu gosto. Mostarda, picante, ketchup, maionese são apenas alguns exemplos dos molhos que se podem ver empacotados neste museu.




16/03/2002

O festival de Jospin e Chirac

É num site onde as três cores dominantes são as da bandeira francesa, ou seja, vermelho, azul e branco, que vai perceber de que é feita uma verdadeira campanha eleitoral com direito a acompanhamento musical e muito mais.




15/03/2002

Compreenda o seu posicionamento político

A dois dias das eleições legislativas que poderão transformar o equílibrio de forças do sistema político português, este teste pode constituir uma boa ajuda para os indecisos e os que acreditam que já não há esquerda nem direita.




14/03/2002

Os piores da Privacidade no Reino Unido

Pela quarta vez a Privacy International entregou os prémios "Big Brother", destinados a galardoar organizações governamentais e privadas que mais contribuíram para a violação da privacidade dos cidadãos britânicos. Neste site pode conhecer os "eleitos".




13/03/2002

Manual de primeiros socorros para sites flash

Toda a gente sabe que em mãos pouco cuidadosas um site construído em tecnologia flash pode ser um autêntico desastre em termos de navegabilidade. O sítio Web proposto servirá, com certeza, como fonte de informação para evitar que isso aconteça.

12/03/2002

Brigada combate crime na Net

Atenção aos "cibercriminosos" (ou aspirantes a...) porque a Internet já tem uma brigada anti-crime, com direito a secção dos mais procurados na Net, links para o site do FBI, as últimas sobre o cibercrime e um lugar de apoio à vítima.




11/03/2002

Explorar as teorias da comunicação e dos media

Representar as principais abordagens académicas sobre media e
comunicação é o objectivo do Media and Communications Studies,
constituindo assim um local indicado para quem quer começar a explorar
os conteúdos disponíveis na Web sobre esta área.




10/03/2002

Pintar para aprender a contar
Dentro das histórias protagonizadas pelas personagens da Rua Sésamo existem múltiplos momentos que podem servir para completar a aprendizagem dos mais pequenos. E que tal hoje tentarem pintar números?




09/03/2002

Os piores filmes do século
Gerar listas dos melhores filmes de sempre, é fácil - dizem os responsáveis por este espaço Web - , difícil é gerar uma onde se apresentem os piores filmes. São listas deste género que os internautas vão poder encontrar a partir do The Stinkers.




08/03/2002

O provedor online do leitor

E porque os profissionais da comunicação também se enganam, existem colunas de correcção dos erros publicados. O site Slipup relata as falhas reconhecidas pelas publicações americanas nesses espaços que, na maior parte dos casos, têm reduzida visibilidade.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.