A AlphaZero descende da AlphaZero Go, a inteligência artificial “apresentada” oficialmente pela DeepMind em outubro (que por sua vez é uma variante da original AlphaGo). Aqui o conceito é o mesmo: o de aprender sozinha, a jogar, neste caso a jogar xadrez, mas a intenção é ir mais além.
De acordo com os investigadores da DeepMind, a nova versão da inteligência artificial aprendeu sozinha a jogar sem qualquer intervenção humana e sem aprender com outras jogadas. Apenas com o conhecimento básico das regras dos jogos de tabuleiro em causa.
O AlphaZero terá conseguido derrotar o campeão atual de Alpha Go e, quatro horas depois, conseguiu ganhar ao atual programa campeão de xadrez, que leva o nome de Stockfish. Com mais duas horas de treino, foi a vez de vencer Elmo, o programa campeão de shogi, uma variante japonesa de xadrez.
O objetivo não é que o sistema se torne campeão dos jogos de tabuleiro, mas criar um sistema que possa ajudar a dar resposta em diferentes problemas, nomeadamente na área da saúde, no desenvolvimento de medicamentos.
Pode encontrar mais informação sobre os projetos AlphaGo a partir deste endereço.
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