As deepfakes são uma preocupação crescente. À medida que a tecnologia de Inteligência Artificial continua a evoluir, torna-se cada vez mais difícil diferenciar entre imagens reais e conteúdos manipulados, o que tem consequências significativas na disseminação de informação falsa online, mas também na maneira como os cibercriminosos atacam.
Como defendem vários especialistas, as competências de literacia digital são fundamentais para identificar de maneira eficaz conteúdo falso ou enganador. Se quer testar as suas capacidades de identificação de deepfakes, há um quiz online que o pode ajudar.
O quiz foi desenvolvido pela britânica iProov e apresenta um conjunto de 10 imagens e vídeos. Após analisar cuidadosamente cada um dos exemplos, terá de decidir se são conteúdo real ou gerado por Inteligência Artificial.
Recentemente, a empresa, especializada em soluções de biometria e verificação de identidade, apresentou uma nova edição do seu Threat Intelligence Report, onde destaca o impacto das deepfakes, mas também as percepções do público em relação ao tema.
De acordo com os dados, as pessoas acima dos 55 anos são mais vulneráveis a deepfakes. 30% dos inquiridos nesta faixa etária nunca ouviram falar de deepfakes, sendo que esta percentagem sobe para 39% para as pessoas com 65 ou mais anos.
O relatório indica que 22% das pessoas entrevistadas admitem nunca ter ouvido falar do termo deepfake. Apenas 0,1% dos inquiridos conseguiram identificar corretamente todos os exemplos de imagens geradas com IA e 9% detectaram os vídeos manipulados.
Os especialistas da iProov apontam também para a existência de mais de 60 grupos dedicados à criação de imagens geradas com IA. O maior dos grupos identificados tem 114 mil participantes por todo o mundo.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários