Ao todo, já se encontram em órbita terrestre 480 satélites da constelação Starlink, o plano da SpaceX de Elon Musk é enviar 42.000 para o espaço, 60 de cada vez à boleia do Falcon 9. O objetivo é oferecer serviços de internet de alta velocidade a todos os pontos do planeta, a um preço acessível.

O impacto da constelação Starlink no céu tem sido alvo de controvérsia entre a comunidade de astrónomos devido à “poluição” visual que está a causar na observação espacial. Elon Musk já terá demonstrado vontade de cooperar com a comunidade científica para encontrar soluções, e a empresa testou no novo lançamento um sistema que tem em vista a redução do nível de luminosidade dos satélites.

No entanto, sabia que pode observar a passagem dos satélites no céu? Apenas tem de saber quando olhar para cima, e para tal existe o website Find Starlink Satellites, visto que eles viajam como um “comboio espacial” é possível vê-los.

tek starlink

Pode pesquisar pela cidade onde se encontra, ou se quiser ser mais assertivo, introduzir as suas coordenadas. Os resultados dos dias e as horas mais eficazes para ver os satélites são listados, ainda que o website afirme que não haja 100% de certeza, visto que as suas órbitas mudam frequentemente e sem aviso. Além disso, para serem avistados, estes têm de passar num ângulo correto para que haja luz solar suficiente para que seja refletida para a Terra. Por isso boa sorte. No site pode ainda ler os testemunhos dos que conseguiram de facto observar os satélites.

Pode ainda assistir à posição ao vivo dos satélites, através do Live Map e identificá-los.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.