As atividades propostas são muitas, e na lista está a possibilidade de criar campos de forças e aprender a mover objetos sem os tocar, desvendar códigos secretos, construir circuitos simples para iluminar lanternas ou perceber como é que um navio flutua.
As portas do campus Alameda do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, vão estar abertas aos jovens no dia 5 de abril, entre as 10 e as 17 horas, de forma a proporcionar um contacto próximo com os seus cientistas, professores e estudantes.
Segundo partilhado pelo IST, na Feira de Ciência, os visitantes podem descobrir como são construídos os protótipos de barcos movidos a energias renováveis ou explorar alternativas energéticas e tecnologias inovadoras para a construção de um carro citadino. Há ainda experiências com eletricidade estática, reações químicas coloridas e a criação de pasta de dentes para elefantes.
O programa conta com diversas visitas, como o tokamak ISTTOK, para conhecer o estado atual da investigação em Fusão Nuclear e a contribuição europeia para o ITER, ou a visita à maquete da pista de um aeroporto, com apresentação das principais tecnologias e demonstração do ILS (Instrument Landing System).
Não faltam também robots e os visitantes podem aprender como se criam robots para fazer tarefas domésticas e conhecer a equipa de investigadores da SocRob@Home, e ainda ver de experiências com supercondutores e levitação magnética ou conhecer um carro elétrico autónomo construído por alunos do IST.
A agenda completa está disponível no site do Dia Aberto do Instituto Superior Técnico onde os interessados se podem inscrever.
Em destaque
-
Multimédia
Football Manager 26 regressa depois de um ano "lesionado". É para ganhar o campeonato? -
Site do dia
Ondas de 20 metros registadas a partir do espaço funcionam como "mensageiras" de tempestades -
App do dia
Viva a história emocionante de Anne através da resolução de puzzles -
How to TEK
Foi adicionado a um grupo no WhatsApp por alguém que não conhece? Saiba como sair de “mansinho” e reportar
Comentários