http://imgs.sapo.pt/gfx/467512.gif


Acerca da data que hoje se assinala existem diversas versões. A mais conhecida reporta um incêndio numa fábrica têxtil de Nova Iorque em 1857 na altura em que centenas de mulheres reivindicavam os seus direitos. No incidente morreram 130 operárias.

A historia do 8 de Março cruza-se com diversas situações e feitos históricos que acabam por mostrar um cenário histórico de acontecimentos marcados por factores tão relevantes como a Primeira Guerra Mundial, Revolução russa, luta pelo sufrágio feminino, desavenças entre socialistas e sufragistas e o crescente auge do sindicalismo feminino ao longo das primeiras décadas do século XX na Europa, Estados Unidos e América Latina.

Historicamente, o Dia da Mulher acabou por ficar ligado aos partidos socialistas europeus e norte-americanos que, desde 1908 instauraram umas jornadas de reflexão e acção denominadas "Woman's Day".

Mais de um século depois o tema centra-se no combate à violência contra mulheres e crianças, embora os temas possam variar nos diferentes países que assinalam a data.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.