“E se a tecnologia o tratasse efetivamente como um ser humano? E se a tecnologia o aproximasse daqueles que ama? E se a tecnologia o ajudasse como um parceiro em vez de ser apenas uma ferramenta? É disto que se trata com o Jibo”. É desta forma que Cynthia Breazeal, investigadora na área da robótica social, fala do pequeno robot, num vídeo apresentação criado para a campanha de crowdfunding que agora está disponível a partir do site do projeto.

Ao contrário de muitos dos seus pares, o Jibo não anda por si só nem é capaz de mover objetos, mas pode ser colocado em qualquer superfície e roda sobre a própria base para seguir os diferentes membros da família com quem for interagindo.

E para quê? Para tirar fotografias, filmar, fazer o resumo das mensagens recebidas ou recordar as tarefas em agenda. Este assistente pessoal miniatura também pode transformar-se num contador de histórias ou numa minienciclopédia para os mais novos.

Acima de tudo Jibo promete reconhecer cada um dos membros da família e aprender as suas preferências, conseguindo responder às rotinas do dia a dia como se ele próprio fosse um membro dessa família.

Depois de esgotadas as unidades que puderam ser reservadas a partir da campanha no Indiegogo, o Jibo vai agora poder ser encomendado por mais interessados. As novas entregas devem começar a partir do próximo inverno e no conjunto de mercados abrangidos estão os Estados Unidos (país de origem do projeto) e os países da União Europeia, entre outros. 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.