
Embora tenhamos crescido a ouvir a teoria popular de que um túnel, escavado bem fundo desde o ponto onde estamos até ao outro lado do mundo, nos levaria até à China, a verdade é que não é bem assim. Como mostra o site de hoje, o Antipodes Map, as únicas regiões que poderiam ter essa sorte, caso o projeto fosse viável, são a Argentina e o Chile.

Se abríssemos um buraco a direito, até ao extremo oposto do mundo, o mais provável era sairmos no oceano. Como mostra o Antipodes Map, se decidíssemos partir de Lisboa, o nosso destino seria o Pacífico, a alguns quilómetros da costa oeste da Nova Zelândia. Do Porto, o destino seria o mesmo.
O site, ao qual pode aceder através deste link, serve exatamente para lhe satisfazer este tipo de curiosidades. Através de dois mapas, o utilizador pode assinalar um local no primeiro e ver onde ia parar - caso abrisse um túnel a direito, passando pelo centro da terra - no segundo.
Aos pontos colocados em extremos diametralmente opostos do globo, a ciência chama antípodas. A maioria das regiões terrestres não tem um antípoda igualmente terrestre, sendo que é quase sempre o oceano a opor-se-lhe.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Xiaomi "ataca" Porsche e automóveis de alta cilindrada com o elétrico SU7 Ultra abaixo dos 70 mil euros -
App do dia
Mister Antonio: Salte entre planetas e resolva desafios para agradar a um gato muito exigente -
Site do dia
Tem uma montanha de tarefas pela frente? Esta extensão ajuda a manter tudo organizado a partir do browser -
How to TEK
Aumente a privacidade e “tape os ouvidos” ao seu smartphone
Comentários