http://imgs.sapo.pt/gfx/547807.gif

A capacidade de colaboração que a Internet abre em diversas áreas do conhecimento não deixa de surpreender mesmo quem já acha que não pode ser surpreendido. E de tornar toda a Humanidade mais rica.

Esta introdução vem a propósito da Enciclopédia da Vida, a EOL, um projeto lançado em 2007 que procura fazer o registo de toda a biodiversidade na Terra e que já ultrapassou o milhão de páginas pesquisáveis online, gratuitamente.

É verdade que o contributo mais significativo para alcançar esta marca veio de uma organização tradicional, o Museu de História Natural do Instituto Smithsonian, que forneceu centenas de milhares de novas imagens e dados de espécies que agora estão acessíveis a partir do endereço web da EOL para consulta... Mas a iniciativa conta com mais de duas centenas de colaboradores em todo o mundo que permitiram passar de 30 mil páginas iniciais para mais de um milhão em pouco tempo.

Quem quiser contribuir para continuar a alargar esta coleção pode registar-se como membro individual, havendo ainda espaço para parceiros de conteúdos, entre os modelos mais tradicionais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico