http://imgs.sapo.pt/gfx/547807.gif

A capacidade de colaboração que a Internet abre em diversas áreas do conhecimento não deixa de surpreender mesmo quem já acha que não pode ser surpreendido. E de tornar toda a Humanidade mais rica.

Esta introdução vem a propósito da Enciclopédia da Vida, a EOL, um projeto lançado em 2007 que procura fazer o registo de toda a biodiversidade na Terra e que já ultrapassou o milhão de páginas pesquisáveis online, gratuitamente.

É verdade que o contributo mais significativo para alcançar esta marca veio de uma organização tradicional, o Museu de História Natural do Instituto Smithsonian, que forneceu centenas de milhares de novas imagens e dados de espécies que agora estão acessíveis a partir do endereço web da EOL para consulta... Mas a iniciativa conta com mais de duas centenas de colaboradores em todo o mundo que permitiram passar de 30 mil páginas iniciais para mais de um milhão em pouco tempo.

Quem quiser contribuir para continuar a alargar esta coleção pode registar-se como membro individual, havendo ainda espaço para parceiros de conteúdos, entre os modelos mais tradicionais.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.