O trabalho de investigação está a ser desenvolvido desde 2011 e envolve uma das maiores redes de sempre neste tipo de recolha de informação para uma enciclopédia dedicada a um único tema.
Os responsáveis pela
International Encyclopedia of the First World War, disponibilizada em inglês, garantem que esta é a enciclopédia mais completa sobre a Grande Guerra Mundial de 1914-1918 e decidiram disponibilizá-la online, de forma aberta, para consulta.
O projeto conta com múltiplas perspetivas de investigadores e tem a tecnologia é a base para a referenciação da informação, recorrendo-se a uma wiki semântica que ajuda a navegação pelos vários temas.
O conteúdo da enciclopédia está dividido em 6 áreas: pré-guerra, violência, poder, frentes nacionais, media e pós-guerra que integram várias perspetivas políticas, económicas e sociais, mas também culturais dos anos da Guerra.
Estão também cobertas as principais regiões com valor histórico, mesmo áreas mais negligenciadas por outras investigações, como o sudoeste da Europa e África.
Os esquemas e infografias, e as representações visuais, procuram facilitar a navegação e manter a descoberta de conteúdos mais interativa.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
[/caption]
Comentários