http://imgs.sapo.pt/gfx/135078.gif

Da responsabilidade de Roy Christopher e contando por vezes com a colaboração de DJ Spooky - AKA Paul Miller -, Frontwhelldrive é um site que aborda as mais recentes novidades literárias e tendências académicas nos campos da Nova Ciência e dos Novos Media.



Para além de efectuar críticas às obras com as ideias mais novas do mundo científico e tecnológico, esta ezine também publica entrevistas com os génios que escreveram esses livros, como o paleopsicólogo Howard Bloom - ex-relações públicas na indústria discográfica -, o teórico pós-moderno Manuel De Landa ou o matemático e escritor de ficção científica Rudy Rucker.



Frontwheeldrive funciona assim como um observatório para as ciências emergentes como a Inteligência Artificial, a Memética - ciência dos memes -, teoria dos media, complexidade, teoria do caos, tendo em especial atenção o movimento em favor do software livre e outras subculturas artísticas e políticas. Um aspecto interesante deste site é o facto de todas as entrevistas serem realizadas por email.




Sites de dias anteriores:



07/07/2002

Curiosidades de interesse público geral

Porque é que a nossa voz gravada nos soa sempre tão estranha ou porque é que as bolas de golf têm pequenos buracos? Surpreenda-se com as respostas dadas a partir deste site hispânico e "brilhe" entre os seus amigos com os conhecimentos adquiridos.




06/07/2002
Bem vindo ao Monte Olímpo
Tragédia, traição, morte e romance estão presentes no site do Monte Olímpo na Internet. Escrito em português do Brasil, este sítio é uma boa referência para relembrar a Mitologia Grega, uma das principais bases do imaginário da cultura clássica.




05/07/2002

O X marca o lugar
O responsável pelo site Warchalking.org quer organizar uma rede informal entre cibernautas que desejam aceder à Internet com tecnologia Wi-Fi. Sempre que alguém descobrir uma rede deverá fazer marcas nas paredes próximas para avisar outros interessados.




04/07/2002

Contra o racismo em Espanha
A Aministia Internacional lançou há pouco tempo uma campanha contra os maus tratos por motivos racistas em Espanha, para a qual pretende reunir apoio através deste site, exigindo ao Governo que ponha em marcha um plano nacional de combate à exclusão.




03/06/2002

Aprender com os erros do passado

A Robert H. Smith School of Business e a Webmergers.com criaram um site onde pretendem preservar a memória das dotcoms. O objectivo do Business Plan Archive é criar um arquivo que represente fielmente esta época "dourada" do empreendedorismo.




02/07/2002

2010 já pode ser visto e lido no ecrã do PC

A partir de agora, os interessados nas novas tecnologias já podem ver ou rever em texto ou em imagem, a partir do ecrã de computador e através da Web, as reportagens da última edição do 2010, o único programa televisivo nacional sobre ciência e tecnologia.



01/07/2002

Link para tudo o que é jornal e revista

A notícia de um site que reúna a partir de uma única página e de forma organizada links para vários pontos de informação na cada vez maior rede que é a Internet é sempre bem vinda, por isso fica a sugestão do AllYouCanRead.com.




30/06/2002

As múltiplas possibilidades do jornalismo online


Interactividade e capacidade de esplorar as vantagens da Internet como media jornalístico é o que nos oferecem os exemplos reunidos neste site, que mostram algumas coisas que se podem fazer online e são impossíveis na rádio, papel e TV.




29/06/2002
A Internet: fonte de pesquisa interdisciplinar
Congregando os investigadores da Internet a nível internacional, a a.(o).i.r é uma associação para a promoção da pesquisa interdisciplinar deste novo meio, analisando os seus aspectos sociais, culturais, políticos, económicos e estéticos.



28/06/2002
Um motor de busca para as coisas que não conhecemos

O Gnod é visto como uma experiência que cruza a inteligência artificial com um motor de busca, utilizando as técnicas resultantes para fazer sugestões na área da música e da literatura aos internautas que por lá passam.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.