No verão do ano passado, quando foi lançada a versão Switch de Fortnite, as contas previamente registadas na PS4 do jogo não podiam fazer autenticação na consola da Nintendo. Foi um braço de ferro travado entre a Sony e a sua concorrência que impedia o cross-play, ou seja, o encontro de jogadores nas partidas, independentemente se estavam num PC, smartphones ou consolas. A PS4 não queria “misturas” e assim se manteve durante alguns meses até mudar de opinião, levando mesmo a descer o seu valor das ações.

Como se sabe, Fortnite é um título gratuito de jogar, mas os utilizadores podem adquirir itens dentro do jogo através de micro-transações com dinheiro real (o qual permitiu à sua produtora Epic Games amealhar milhões). Mas para jogar é necessário criar uma conta gratuita nos servidores da Epic. Essa conta é transversal a todas as plataformas onde jogar, sendo emparelhada no respetivo sistema.

Os meses em que a PlayStation não suportava cross-play, os jogadores acabaram por ter duas contas, uma para a PS4, e outra para todas as restantes plataformas compatíveis entre si. Não havia forma de combinar as contas, e reunir os acessórios, armas, skins, danças e até a moeda virtual do jogo que ficaram separados.

tek fortnite migração

A partir de agora, já poderá combinar as contas numa única, através de uma ferramenta disponibilizada pela Epic Games. Os utilizadores podem escolher o perfil principal, e trazer todos os seus itens das restantes. Para tal basta visitar o site respetivo, autenticar-se com as respetivas contas e definir qual quer tornar-se a principal. Segundo a Epic, o processo poderá demorar até duas semanas, com as contas vazias a serem desligadas.

De referir, no entanto, que apesar de todos os itens cosméticos serem transferidos, o progresso e o nível de conta do modo Save the World não será migrado, assim como itens do Unreal Marketplace e Creative Islands. O processo só funcionará para os jogadores que jogaram Fortnite na PS4, Xbox One e Switch antes do dia 28 de setembro, data que passou a ser possível criar contas cross-platform.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.