Fortnite é o jogo online mais badalado do momento e foi concebido para ser jogado nos mesmos servidores, independentemente da plataforma que utilizar: PC, mobile e consolas… exceto na PS4. A Sony impede o cross-platform entre a sua consola e a Xbox One, por exemplo, mas partilha com o PC e versões mobile os mesmos servidores. A nova “vítima” de impedimento foi a versão lançada esta semana para a Switch e as coisas foram mais longe…

Fortnite é um título gratuito de jogar, mas os utilizadores podem adquirir itens dentro do jogo através de micro-transações com dinheiro real (o qual permitiu à sua produtora Epic Games amealhar milhões nos últimos meses). Mas para jogar é necessário criar uma conta gratuita nos servidores da Epic. Essa conta é transversal a todas as plataformas onde jogar, sendo emparelhada no respetivo sistema.

Quando foi lançado na Switch, no início da semana, muitos jogadores quiseram experimentar esta versão, mas depararam-se com o problema de não conseguirem emparelhar a sua conta no sistema da Nintendo. Ou seja, quem utilizou a sua conta na PS4 está impedido de fazer a autenticação na Switch, obrigando a fazer um novo registo. Isto significa que todo o progresso do jogo, assim como eventuais compras efetuadas anteriormente, serão perdidas se quiserem jogar na Switch. Da mesma forma, a consola da Sony não permite que contas que foram abertas na plataforma da Nintendo sejam utilizadas na sua consola.

Esta posição da Sony fez com que a gigante nipónica registasse uma queda de 2% nas suas ações da bolsa. As respostas da empresa também têm levantado muitas polémicas na comunidade de jogadores. Em declarações à BBC, a fabricante refere que, com mais de 80 milhões de utilizadores ativos na PlayStation Network por mês, foi construída uma comunidade de jogadores que que podem desfrutar Fortnite e outros títulos online. Refere ainda que suporta multiplataformas, permitindo jogar contra amigos no PC, iOS e Android “que expande ainda mais a oportunidade de fãs do jogo se encontrarem”. A resposta ignorou por completo os seus concorrentes diretos da Xbox One e Switch.

Já a Microsoft deu as boas-vindas a Fortnite, convidando os utilizadores da Switch para uma partida!

À margem da polémica está a Epic, que ainda não se pronunciou sobre o assunto, continuando a faturar milhões com o jogo. No último mês de maio faturou 296 milhões de dólares em todas as plataformas onde foi lançado, já em abril tinha registado 250 milhões de euros. No primeiro dia de lançamento na Switch, mais de dois milhões de utilizadores fizeram o download do jogo.