http://imgs.sapo.pt/gfx/197513.gif


Os sistemas de classificação usados na Web podem ser transferidos para os outros meios de comunicação, permitindo a criação de linhas de orientação fáceis de entender para os pais e crianças. A organização sem fins lucrativos Common Sense Media está a usar este princípio para substituir a diversidade de sistemas de classificação utilizados em diferentes indústrias de média.



A linguagem, violência, conteúdos sexual ou temas para adultos fazem parte dos factores de codificação. Tal como nas páginas web, a identificação destes conteúdos em produtos de entretenimento permitirá a sua classificação como aconselháveis ou não. Os objectivos do Common Sense Media são porém mais vastos e visam o alargamento desta classificação a programas de televisão, filmes, álbuns e jogos de vídeo.

Sem querer "normalizar" e mantendo o mote da sanidade e não censura, a organização desenvolveu um ícone que contém a informação da idade recomendada para visualização de determinado conteúdos, mas indicando ao mesmo tempo o nível de violência, sexo, temas para adultos e linguagem utilizada, de forma a que os pais possam decidir se é ou não adequado à visualização pela sua família.

No site poderá encontrar mais informação sobre este projecto e ainda algumas análises realizadas a livros, filmes, música e websites, utilizando os princípios definidos para a classificação destes conteúdos.




Sites de dias anteriores:

31/05/2003

Jornalismo como serviço público

Tendo como objectivo acompanhar o desempenho da comunicação social brasileira e internacional, o Observatório da Imprensa afigura-se como um fórum permanente onde leitores, ouvintes e telespectadores independentes poderão dar a sua participação.

30/05/2003

A festa do livro

Também é possivel visitar as Feiras do Livro de Lisboa e Porto na Internet, embora não se possam ainda comprar os livros. Informações úteis e notificação das novidades, assim como uma newsletter diária estão incluidos nos destaques.

29/05/2003

Pensando em C++ e Java

Os livros de Bruce Eckel “Thinking in C++” e “Thinking in Java” são considerados autênticas bíblias das linguagens de programação a que se referem. No seu site, qualquer estudante de informática ou curioso pode efectuar o download das obras.

28/05/2003

Aliança para informação sobre vírus

A Microsoft associou-se à Network Associates e à Trend Micro para criar uma base de dados sobre os novos e mais perigosos vírus informáticos que afectem o seu software. A informação estará disponível numa página do site oficial da Microsoft.

27/05/2003

Encontre-se com a sua comunidade

Sites como o MeetUp.com são a prova de que a Internet e a Web são muito mais do que ferramentas potenciadoras de comunidades virtuais, ao permitir a realização de encontros entre pessoas cuja única coisa que partilham são os seus gostos.

26/05/2003

A revolução dos microconteúdos

Hoje em dia, o poder pessoal está à mão de qualquer cibernauta através dos weblogs e de motores de pesquisa como o Google. Microdoc News é uma revista que faz a crónica desta revolução dos microconteúdos e da blogosfera emergente.

25/05/2003

Seja um produtor musical virtual
Sempre pretendeu ter uma banda? Createbands.com oferece-lhe uma solução virtual. Começe por dar um nome ao agrupamento. Depois, escolha os membros do seu conjunto, brinque com o cenário e faça-os tocar ou invente as suas próprias criações.

24/05/2003

A arte do insulto

O objectivo dos criadores do site Insultmonger é claro: "elevar o nível do insulto a uma forma de arte". Para isso disponibilizam úteis dicionários de calão, de pragas e variadas propostas para insultos adaptáveis a diferentes situações.

23/05/2003

Tempo de Antena para todos

Um novo projecto em português lançou âncora na Internet. Chama-se Tempo de Antena e pretende garantir a todos os interessados um espaço de partilha de conhecimentos através de VideoChat, seguindo um modelo em que cada um pode vender os seus conteúdos.

22/05/2003

Mais Einstein na Internet

Um novo site dedicado à vida e obra de Albert Einstein, o Einstein Archives Online, oferece aos seus visitantes a possibilidade de acederem a um arquivo digital com 900 documentos produzidos pelo cientista.

21/05/2003

Expor a roupa suja do mundo empresarial
Tendo em conta que nada é tão desejável como a informação que outros preferiam que não se conhecesse, o site InternalMemos.com desenvolveu um negócio baseado na venda da maior colecção de memorandos empresariais e outras comunicações internas na Internet.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.