O concurso profissional é sempre um lugar de referência para quem acompanha a fotografia e este ano não foge à regra. Já foram divulgados os 30 finalistas e fotógrafos selecionados na edição de 2025, com escolhas nas várias áreas que destacam a execução fotográfica mas também a narrativa.

Mais de 419 mil imagens foram apresentadas, de fotógrafos de mais de 200 países e territórios. Daqui saíram 30 finalistas, mas só haverá 10 vencedores, a divulgar numa cerimónia especial em Londres, a 16 de abril. No mesmo dia será revelado o Fotógrafo do Ano, escolhido de entre os vencedores das categorias.

Esta é a 18ª edição dos Sony World Photography Awards e as imagens selecionadas vão ser depois expostas, entre 17 de abril a 5 de maio, na Somerset House, seguindo depois para outras cidades.

Não há nenhum finalista de Portugal mas dois fotógrafos foram selecionados: Bárbara Monteiro na categoria de Perspetivas e Rui Caria em Natureza Morta.

Pode saber mais sobre os Sony World Photography Awards no site e ver os vencedores das várias categorias e edições.