Os dados são compilados pelo Berkeley Earth, um grupo de cientistas que se dedica à análise de informação sobre a temperatura à superfície da Terra e que se tornou uma organização sem fins lucrativos em 2013.
As alterações climáticas estão no centro das preocupações deste grupo, que tem vindo a alertar para o impacto do aquecimento global e a concentração de CO2, e os danos que pode trazer ao equilíbrio da natureza e à saúde de todos os habitantes do planeta.
Os dados das análises são publicados em bases de dados abertas e o grupo continua a publicar estudos e mapas visuais que mostram de forma fácil o que está a acontecer no mundo, mas que também servem de fonte para outros trabalhos.
O mapa da qualidade do ar em tempo real recorre a informação disponibilizada por várias fontes para mostrar onde a concentração de gases nocivos é mais prejudicial para a saúde e embora não tenha ainda informação de todas as regiões, o que mostra já dá uma boa ideia das piores zonas.
No site pode ainda verificar os vários estudos que têm sido feitos e mostram a evolução da qualidade do ar e as várias fontes de dados utilizadas.
A informação do Berkeley Earth é também usada como fonte para outros trabalhos, incluindo o trabalho interativo do New York Times sobre a qualidade do ar nas cidades que cruza informação e a localização dos utilizadores para dar uma perspetiva comparativa nesta área.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários