E se os maiores websites fossem países? De que tamanho seria o Reddit, a Wikipédia, o Facebook ou o Instagram? A Google e o Yahoo são do tamanho de continentes, mas no Mapa da Internet, atualizado para o ano de 2020, o site Halcyon Maps oferece uma visão surpreendente, com enorme detalhe, da distribuição da população pelos vários sites, serviços e aplicações. E nem a Dark Web foi esquecida.
Martin Vargic é o artistas por detrás das criações de mapas que abrangem vários temas e explica que depois de uma boa parte de um ano de trabalho conseguiu atualizar o Mapa da Internet, com dados dos maiores e mais populares sites de 2020-2021.
O design é inspirado em mapas históricos e oferece uma visualização impressionante da forma como a internet está "arrumada". Para além dos sires há "países" arrumados por tipos ou categorias, que forma regiões ou continentes, como sites de notícias, motores de busca ou redes sociais, mas também empresas de software ou entretenimento para adultos. O designer não se esqueceu dos CEOs e dos recursos e serviços dos sites, que são apresentados como cidades ou vilas, mas é preciso procurar bem para descobrir alguns deles.
Clique nas imagens para ver mais detalhes
Os tamanhos relativos dos sites no mapa principal são baseados em sua classificação média de tráfego da web do Alexa entre janeiro de 2020 e janeiro de 2021, atualizando os mapas da internet 1.0, 2.0 e 3.0, publicados anteriormente em 2014-2015, que foram inspirados no “Mapa de Comunidades Online“ de Randall Munroe.
Vale a pena ver também a informação complementar colocada à volta do mapa, como uma classificação dos sites mais populares, maiores empresas relacionadas com a Internet, lista dos principais sites bloqueados na China ou videogames mais vendidos de todos os tempos.
O mapa da Internet em 2021, assim como outros mapas da Halcyon Maps, podem ser impressos através de vários serviços online para quem quiser pendurar uma visão da internet em 2021 na parede.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários