À medida que a computação quântica avança, é também importante encontrar formas de proteger os algoritmos criptográficos e esse é o objetivo da criptografia pós-quântica (PQC), que pretende substituir ou complementar as tecnologias de criptografia atuais.
Agora a União Europeia vem divulgar a forma como vai encarar o desenvolvimento da criptografia pós-quântica e o calendário para a utilização, um passo importante para assegurar a cibersegurança contra ciberataques avançados.
O potencial da computação quântica é reconhecido e ainda ontem a EuroHPC dava conta da inauguração do primeiro computador quântico europeu, que deverá estar a funcionar até ao final do ano. É o primeiro de oito que já foram adquiridos e que vão integrar a rede europeia de computadores quânticos e trabalhar em conjunto com outros super computadores para resolver problemas complexos..
A Comissão Europeia já tinha avançado com uma recomendação em abril deste ano e agora o Grupo de Cooperação NIS desenvolveu a estratégia que reflete a necessidade da Europa avançar já. O rooadmap que foi definido pode ser consultado online.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos e máquinas de lavar e secar Mijia são os novos eletrodomésticos da Xiaomi em Portugal -
Site do dia
Qual é o seu nível de literacia financeira? 20 perguntas colocam conhecimentos à prova -
App do dia
TOEM leva-o numa aventura fotográfica a preto e branco entre puzzles e personagens curiosas -
How to TEK
Não quer que o LinkedIn use os seus dados para treinar modelos de IA? Saiba como desativar
Comentários