A iniciativa Next Generation Internet já se encontra em atividade há três anos e tem como objetivo encontrar soluções tecnológicas nas mais diversas áreas, incluindo hardware, software e aplicações para a construção da chamada “Internet de próxima geração”. Esta iniciativa da Comissão Europeia pretende moldar o desenvolvimento e evolução da atual internet para uma internet de humanos. A ideia é responder às necessidades fundamentais das pessoas, como a confiança, segurança e inclusão, refletindo os valores e normas dos direitos dos cidadãos europeus.
Pode consultar as mais de 500 soluções NGI no website oficial, desenvolvidas pelos principais talentos de internet da Europa. O projeto foi financiado pela Comissão Europeia, com um investimento inicial de 250 milhões de euros, tendo sido reforçado com mais 62 milhões nos mais de 500 projetos apresentados no catálogo, incluindo algumas iniciativas portuguesas.
No portal pode pesquisar por palavra-passe, os países envolvidos nos projetos, os valores atribuídos de financiamento, assim como as áreas tecnológicas e a sua fase de desenvolvimento. Muitos dos projetos assentam em soluções open source, alguns pensados para superar as limitações e desafios atuais da internet, tais como a propriedade de dados, questões de privacidade, etc.
Os projetos abrangem diversas categorias, tais como hardware, infraestruturas de rede, engenharia de software, sistemas operativos, medição e monitorização, middleware, dados e machine learning, soluções descentralizadas, aplicações verticais e serviços e apps como emails ou chat.
Entre os exemplos de aplicações práticas e soluções pode encontrar o PeerTube, uma plataforma alternativa de partilha de vídeo de forma descentralizada e baseada em código aberto. Ou o Oratorio, um hub de dados de energia fiáveis, em que os utilizadores podem armazenar e partilhar os seus dados de forma segura com os seus fornecedores de serviços de energia. Há também o projeto IRMA, uma aplicação para smartphones que funciona como uma carteira digital.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
The Game Awards: Astro Bot conquistou quatro prémios incluindo Jogo do Ano -
Site do dia
Estamos sozinhos no Universo? Pergunta foi a base do projeto SETI há 40 anos -
App do dia
Task Kitchen: a app que transforma listas de tarefas em agendas eficientes -
How to TEK
Mantenha as apps e jogos Android atualizados para evitar vulnerabilidades
Comentários